O Alto Uruguai gaúcho registrou na manhã desta sexta-feira(03) um volume expressivo de chuva que trouxe muitos prejuízos para a região.
O município mais castigado foi Barra do Rio Azul, em menos de 24 horas choveu próximo de 300mm, onde as ruas da cidade foram completamente tomadas pelas águas dos Rios Paloma e Azul, chegando a atingir 2 metros acima do nível das ruas.
Uma casa de madeira foi levada pela força das águas. A cidade de Barra do Rio Azul fica no centro do encontro do Rio Azul com o Rio Paloma. A reportagem da Rádio Aratiba, com Marciano Rorig, esteve no município e conversou com diversas pessoas da comunidade, e todos destacaram que nada parecido ocorreu na história do município.
O prefeito Marcelo Arruda, em entrevista a Rádio Aratiba, destacou que “foi tudo muito rápido em relação ao aumento do nível dos rios , trazendo muita destruição, com perdas no comércio, moradias, algo que não havia acontecido ainda na história município”. Arruda afirmou também que “nenhuma vida humana foi perdida sendo este o maior consolo para a comunidade, foram somente danos materiais, que com ajuda do poder público serão recuperados”.
O município montou um centro de atendimento no ginásio municipal onde a Assistência Social, Defesa Civil, Brigada Militar, estarão dando todo o apoio necessário as famílias necessitadas. O governador Eduardo Leite colocou toda a estrutura do Estado a disposição de Barra do Rio Azul. Dois veículos foram levados pelas águas, uma viatura da Brigada Militar e um veículo da prefeitura municipal. Uma família foi resgatada do telhado de sua casa pelo Corpo de Bombeiros de Erechim através de um bote.
Segundo o prefeito Marcelo, “agora é esperar o nível das águas diminuir e iniciar a recuperação da cidade”.