21.5 C
Aratiba
quinta-feira, 28/março
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralAção de limpeza no lago resulta na coleta de 700 kg de...

Ação de limpeza no lago resulta na coleta de 700 kg de resíduos

No último sábado (23), cerca de 70 voluntários participaram de uma atividade de sensibilização sobre o descarte irregular de materiais recicláveis e a problemática causada quando esses resíduos se acumulam no entorno do Rio Uruguai. Os participantes entenderam na prática como o descarte ao longo do Rio dos Queimados, no perímetro urbano de Concórdia, chega até a área do Parque Estadual Fritz Plaumann e se acumula nas margens da ilha, localizada na foz entre o Rio dos Queimados com o Rio Uruguai.

A ação fez parte da programação da VIII Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense. De acordo com o Rafael Leão, gestor da ECOPEF, entidade co-gestora do Parque, a atividade resultou em 700 kg de materiais recolhidos em cerca de três horas de atividades. “É uma ação mais simbólica de sensibilização do que para resolver o problema do lixo, mas, indiretamente, esperamos que no futuro tenha um resultado significativo de resolver parte do problema de descarte incorreto. Esse lixo é todo nosso, vem de Concórdia, entendemos que nossa missão é agora levar a diante essa mensagem”, destaca.

O Centro de Divulgação Ambiental (CDA) do Consórcio Itá participou da atividade, realizando o transporte, por meio de embarcação, do material coletado na ilha até o ponto de apoio, na comunidade de Linha Laudelino. Na avaliação do educador ambiental, Jusselei Edson Perin, o material coletado, em sua grande maioria, são embalagens que poderiam ser reaproveitadas se fosse dado o destino correto às mesmas. “Quem foi lá, viu que tem ainda muito material para ser coletado, quem sabe juntos, possamos fazer mais ações como esta. Precisamos nos mobilizar!”, considera. A área de atividade faz parte dos 141 km de extensão do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá.

A coordenadora do Parque, Vilmarice Soligo da Silva, em nome do Instituto do Meio Ambiente, enfatizou que a comunidade precisa saber deste problema que ocorre na Unidade de Conservação. “Se cada um de nós conseguir repassar a experiência que vivemos aqui, acredito que a gente vai ter uma melhora muito grande”. Vilmarice aproveitou também para fazer um convite para a comunidade visitar o Parque e conhecer suas atividades de cunho ambiental. “Temos aqui o lado bonito da natureza, as belezas do lago e do Parque, que estão aí, para serem aproveitadas da melhor forma possível”, declara ela.

Além do CDA e da equipe do Parque Estadual Fritz Plaumann, a atividade contou também com o apoio de voluntários da Universidade do Contestado, membros do Sicoob Transcredi, Leo Clube Ômega Concórdia, Celesc, Fumdema, Bombeiros Voluntários, Polícia Ambiental e Compre Tudo Supermercado.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments