26.5 C
Aratiba
quinta-feira, 25/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de SaúdeAcha que está com coronavírus? Saiba o que fazer

Acha que está com coronavírus? Saiba o que fazer

Com a rápida proliferação do novo coronavírus (COVID-19) e sua série de sintomas parecidos com os de outras condições de saúde, a preocupação em identificar devidamente a doença tem se tornado algo constante na vida de muitas pessoas.

O autodiagnóstico de qualquer enfermidade pode trazer grandes malefícios aos pacientes e até piorar um quadro de saúde existente. Logo, após qualquer suspeita de infecção pela COVID-19, o primeiro passo deve ser manter a calma. Em seguida, há uma série de precauções que devem ser tomadas.

Sintomas do coronavírus
Até o momento, os principais sintomas do novo coronavírus, divulgados pelo Ministério da Saúde, são:
– Febre
– Tosse
– Dificuldade para respirar

Ao apresentar algum desses sintomas, é importante também considerar alguns critérios epidemiológicos, como: ter viajado para fora do Brasil nos últimos 14 dias, ter tido contato com pessoas contaminadas ou com suspeitos de contaminação.

Quando devo ir ao médico
Caso haja suspeita de contaminação, é necessário buscar ajuda médica para receber o diagnóstico definitivo. O médico infectologista Matheus Todt conta que, no hospital, será solicitado um exame confirmatório, chamado de RT-PCR, feito através da coleta de secreção da garganta com um cotonete.

“Após a realização desse procedimento, o paciente será orientado a manter-se em casa, fazer repouso e hidratar-se adequadamente até a liberação do resultado, que leva cerca de 4 dias para acontecer”, explica o infectologista.

O que fazer se pegar coronavírus
Se o exame apontar positivo, o procedimento seguinte variará de acordo com o quadro de saúde da pessoa. Matheus explica que, em 80% dos casos, a situação do paciente é considerada leve, fazendo com que medidas similares a um quadro gripal sejam tomadas, como:

– Quarentena domiciliar
– Repouso
– Hidratação
– Uso de analgésicos prescritos pelo médico

“Quadros graves, normalmente em maiores de 70 anos, podem necessitar internação hospitalar para monitoramento e uso de oxigênio. Já os casos críticos, geralmente maiores de 80 anos e portadores de doenças graves preexistentes, necessitarão de UTI, intubação e respiração auxiliada por aparelhos”, conta.

O Ministério da Saúde divulgou uma lista de Hospitais e Unidades Básicas de Saúde que estão preparados para prestar serviços em casos de suspeita e contaminação pela COVID-19.

Como se prevenir do coronavírus
Casos suspeitos ou não de contaminação devem seguir as orientações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o aumento da proliferação do novo coronavírus. Algumas das medidas preventivas são:

– Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos
– Desinfetar as mãos com álcool em gel
– Evitar tocar a região facial
– Evitar contato com pessoas doentes
– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments