Agricultores reclamam de falta de energia elétrica desde o final de semana em Três Arroios

1000

Sem energia elétrica, pequenos agricultores perdem produção no RS.

Produtores de leite dizem acumular prejuízos diários de R$ 500 por conta da interrupção. RGE diz que fornecimento foi restabelecido na terça-feira e que deve ser feita uma nova inspeção na rede.

Quarenta famílias de pequenos produtores rurais do Norte do Rio Grande do Sul enfrentam a interrupção do fornecimento de energia elétrica desde o final de semana, em uma comunidade que fica a 13 quilômetros de distância da cidade de Três Arroios.

O prejuízo é maior para famílias que vivem da criação de animais, como produtores de leite, que já jogaram 250 litros fora. Isso representa uma perda diária de R$ 500 diário para os criadores, uma vez que a comunidade está sem luz desde o sábado (17).

“Hoje em dia tu faz o que sem energia? Temos o motor, todas as coisas são com energia”, afirma o agricultor Darci Costella.

A energia elétrica é essencial para o armazenamento do leite produzido pela família, que vive da atividade.

Dentro de casa, as famílias também sofrem com a comida estragando por falta de armazenamento. “Tudo estragado, carne estragando, o que tem dentro da geladeira, não tem mais o que consumir porque está tudo estragado […] triste, muito triste, jogando muita coisa fora”, afirma a agricultora Iraci Costella.

Na comunidade, vizinhos têm recorrido a um pequeno rio para levar água até as propriedades, uma vez que o abastecimento feito por meio de poços artesianos depende dos motores elétricos de bombeamento.

“Eu tenho uma granja com 1 mil porcos, e a solução nossa é isso. Não tem o que fazer. Nós temos poço e tudo, mas não tem energia para puxar a água”, afirma o produtor Irineu Pelissari.

Em uma outra propriedade a preocupação é com o trato dos animais, uma vez que tanto a ração, quanto a água dependem de energia elétrica.

Por meio de nota, a RGE informou que assim que foi comunicada sobre a falta de energia elétrica, ainda no sábado, uma equipe fez manutenção na rede atingida por fortes ventos. No domingo (18), depois do sistema ter sido restabelecido, a região foi atingida por um temporal isolado, que derrubou um poste em local de difícil acesso.

O poste foi trocado na segunda-feira (19), mas quando o sistema voltou ao normal, uma falha de causas ainda desconhecidas interrompeu o fornecimento de energia na Zona Rural da cidade, mas todo o sistema foi recomposto na terça-feira (20). A rede deve passar ainda por uma nova inspeção até o final da semana.