Alergia

171

O que é alergia?
Alergia ou reação de hipersensibilidade, é uma resposta exagerada do sistema imunológico após a exposição a uma série de agentes, em indivíduos predispostos geneticamente. Agentes que costumam causar alergias são:
– Ácaros
– Fungos
– Insetos
– Pelos de animais
– Polens
– Alimentos
– Medicamentos

A herança genética é a base para se ter alergia, entretanto ela só será desencadeada com a exposição a fatores ambientais. Pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária, sendo atualmente considerada um problema de saúde pública por acometer cerca de 10% a 20% da população mundial, comprometendo de forma significativa a qualidade de vida de adultos e crianças.

A gravidade das alergias varia de pessoa para pessoa e pode causar desde uma irritação menor a anafilaxia – uma emergência potencialmente fatal. Embora a maioria das alergias não possa ser curada, os tratamentos podem ajudar a aliviar os sintomas da alergia.

Sintomas de alergia
Sintomas de alergia, que dependem da substância envolvida, podem afetar suas vias aéreas, passagens e seios nasais, pele e sistema digestivo. As reações alérgicas podem variar de leves a graves. Em alguns casos graves, as alergias podem desencadear uma reação fatal conhecida como anafilaxia.

A rinite alérgica pode causar:
– Espirros
– Comichão no nariz, olhos ou no céu da boca
– Nariz escorrendo, entupido
– Olhos lacrimejantes, vermelhos ou inchados (conjuntivite)

Uma alergia alimentar pode causar:
– Formigamento na boca
– Inchaço dos lábios, língua, face ou garganta
– Urticária
– Anafilaxia

Uma alergia a picadas de insetos pode causar:
– Uma grande área de inchaço (edema) no local da picada
– Coceira ou urticária em todo o corpo
– Tosse, aperto no peito, chiado ou falta de ar
– Anafilaxia

Uma alergia a medicamentos pode causar:
– Urticária
– Comichão na pele
– Erupção cutânea
– Edema facial
– Chiado
– Anafilaxia

Buscando ajuda médica
Qualquer pessoa com sintomas de alergia deve procurar o especialista, mas se os sintomas forem graves (falta de ar, inchaço nos lábios ou olhos), a procura pelo serviço de emergência é indica.