Alimentos detergentes

2432

Eles limpam a superfície dos dentes durante a mastigação, combatem cáries e removem placas bacterianas. Uma boa higiene bucal está intimamente ligada a uma alimentação equilibrada. Frutas, verduras e legumes são ótimos aliados na prevenção de doenças e na manutenção da saúde bucal.

“Alguns são mais eficazes no combate ao mau hálito, à gengivite e também à cárie. São os chamados alimentos detergentes. Esses têm características que os fazem funcionar como uma espécie de sabão, reduzindo a gordura e a sujeira dos dentes. São capazes de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação, combater as cáries e remover placas bacterianas”, diz o dentista Anderson Bernal.

Talos
Os considerados mais detergentes são aqueles com talos, como aipo, brócolis e couve-flor. A ação deles nos dentes é mecânica, ou seja, a limpeza é realizada por meio do atrito entre as fibras desses alimentos e os dentes. Da mesma forma, alimentos consistentes, como a cenoura, a pera, a melancia e o quivi, também são indicados para essa finalidade. “O atrito decorrente do ato de mastigar ajuda a remover resíduos e bactérias. Além disso, a grande quantidade de fibras destes alimentos proporciona considerável aumento na produção da saliva e eleva o pH da boca, o que reduz a acidez”, explica o dentista.

Acelga, pepino e maçã completam a lista dos ingredientes que podem ajudar a manter a boca limpa, caso a escova de dentes e a pasta não estejam disponíveis. Eles podem ajudar, mas nunca substituem a limpeza bucal feita corretamente. O principal é realizar boa escovação, independente da marca da pasta de dente. Limpeza completa consiste em passar o fio dental e escovar os dentes, no mínimo, três vezes aos dia.