Aneel autoriza redução de 7,51% na conta de luz da Rio Grande Energia

546

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (14) uma redução média de até 7,51% nas contas de luz da Rio Grande Energia (RGE). Os valores reajustados entram em vigor no próximo dia 19.

A distribuidora atende cerca de 1,3 milhão de consumidores em 263 municípios das regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Entre os principais municípios estão Passo Fundo e Caxias do Sul.

Para a alta tensão (indústrias), a redução média pode chegar a 8,21%. Para a baixa tensão (residências e comércio), o reajuste médio autorizado é de uma redução de até 7,03%.

O reajuste das tarifas, que acontece anualmente, tem o objetivo de restabelecer o poder de compra da concessionária. Segundo a Aneel, o cálculo considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

Além do reajuste anual, as contas de luz das concessionárias passam pela chamada revisão tarifária periódica, feita pela Aneel, em geral, a cada quatro anos, a depender do previsto no contrato de concessão. Nesse caso, a alteração na tarifa é calculada pela agência com base nas mudanças nos custos operacionais da empresa e na remuneração dos investimentos feitos por elas.