Ansiedade: o Mal do Século?

11

Será que você tem sintomas de ansiedade? Ao contrário do que muita gente pensa, a ansiedade pode afetar qualquer pessoa, a qualquer hora e aparentemente “sem motivo”. Por isso, é importante sabermos identificar e tratar esse mal que só cresce a cada dia.

O que é ansiedade?
A ansiedade é uma perturbação psíquica decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central. Ela caracteriza-se por uma inquietação quase constante, preocupação, angústia e falta de sossego, provocando mau estar e constante tensão.

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem, por exemplo, uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados em um concurso, o nascimento de um filho, uma viagem, uma cirurgia delicada, ou um problema financeiro. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições de vida.

Porém, quando a pessoa tem sintomas recorrentes de aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, medo, insônia constante, prejudicando o dia a dia de forma constante, aí sim isso pode ser considerado patológico.