Aos 116 anos, idosa do RS é uma das pessoas mais velhas do mundo

2054

No último sábado (15), Maria Domingas completou seu 116º aniversário. Uma das mulheres mais velhas do mundo, ela é moradora de Passo Fundo e nasceu no dia 15 de agosto de 1899, data confirmada pela certidão de nascimento.

O sorriso mostra a alegria com a festa de aniversário cheia de amigos. “A Domingas nos transmite a vitalidade, a alegria, a esperança, a fé. É tudo que a vida pode transmitir de bom para os outros idosos”, afirma a psicóloga Jurema Bruschi.

Dona Domingas vive em um asilo da cidade desde 2001. Parte dos movimentos de seu corpo são limitados e ela já não fala mais. “Chegar a este momento é porque sua vida foi pautada pela fé, pelo trabalho e pelos grandes valores”, afirma o padre Fábio de Moraes, presidente da fundação.

Há 14 anos, os amigos de Domingas são os cuidadores do asilo e os outros idosos que lhe fazem companhia. Ela nunca casou e nem teve filhos. Os parentes são poucos, apenas alguns sobrinhos. Para marcar o seu aniversário de 116 anos, uma missa foi celebrada. A cerimônia comemorou também o aniversário de outros moradores da casa. Domingas aproveitou cada segundo do dia em que completou mais um ano de vida.

“É quase o dobro do que normalmente as pessoas vivem e eu vejo isso com muita alegria e muito carinho por ter ela aqui conosco”, diz a irmã Carmela Casanova, coordenadora do asilo.