Aratiba realiza encontro alusivo ao Outubro Rosa e Novembro Azul

429

A Prefeitura de Aratiba, através das Secretarias Municipais de Administração e Saúde, e Associação Mãos Amigas, realizaram, na última sexta–feira (20), nas dependências do Salão Paroquial, encontro com palestra alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

O evento aconteceu em dois momentos: pela parte da tarde, com início às 13h, e pela parte da noite, com início as 19h. As palestras foram ministradas pela Dra. Tamara de Conto (Clínica Geral), que explicou ao público presente a origem das campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, bem como repassou orientações de como realizar o autoexame das mamas e assim prevenir e tratar uma das principais causas de morte no Brasil.

“O câncer de mama representa 25% do total de casos de câncer no mundo, com aproximadamente 1,7 milhão de novos casos/ano. É a quinta maior causa de morte por câncer, em geral, o que é assustador, visto que ele pode ser prevenido se realizado o autoexame uma vez por mês. Além disso, o autoexame, tanto das mamas, como do toque, possibilita-nos conhecer o nosso próprio corpo, o que é indispensável para que ocorra o diagnóstico precoce e, consequentemente, o aumento das chances de cura. Porém, é importante lembrar que o autoexame e o toque não substituem a realização do exame clínico solicitado pelo médico”, enfatizou a  palestrante.

Também estiveram presentes no encontro o prefeito de Aratiba, Guilherme Eugênio Granzotto, primeira-dama, Neli Franke Granzotto, vice-prefeito, Izelso Zin, e sua esposa, Terezinha Zin, presidente da Câmara de Vereadores, Jandir Tamanho, secretário municipal da Saúde, Paulo Altenhofer, o pároco da Paróquia São Tiago, Pe. Dirceu Balestrin, e a Coordenadora do Grupo AMA, Lucia Lopes da Rosa.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Granzotto destacou a importância da realização periódica de exames e o quanto a fé e o apoio familiar são importantes para superar e vencer o tratamento do câncer. “Quem já teve ou possui casos de câncer na família sabe o quanto é importante o apoio familiar e a fé no período de tratamento, mas mais importante ainda é a realização dos exames preventivos ou de diagnóstico muitas vezes não realizados pelo preconceito, principalmente, por parte do público masculino. Estando à frente do Executivo Municipal, temos ciência da importância da realização deste tipo de exame, por isso, estamos em busca de desenvolver políticas públicas de prevenção de doenças na área da saúde”, disse o chefe do Poder Executivo.

Logo após a palestra, o público presente pode se divertir e dar boas gargalhadas com o show humorístico da dupla “Tio e Sobrinho”, de Campos Novos-SC.