Aratiba recebe veículo para ações de inspeção no Susaf

787

Aratiba foi o primeiro da região do Alto Uruguai a estar habilitado no SUSAF/RS.

O Município de Aratiba foi contemplado com um veículo para as ações de inspeção da Secretaria de Agricultura, onde o Município recebeu habilitação no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

A entrega foi realizada pela Secretaria Estadual da agricultura, Pecuária e Irrigação, entregou na quarta feira, 08, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O Município esteve representado pelo prefeito, Luiz Ângelo Poletto e o responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Médico Veterinário, Rui Mocellin.
Aratiba foi o primeiro da região do Alto Uruguai a estar habilitado no SUSAF/RS. Em todo Estado são 12 municípios gaúchos habilitados.

O Susaf busca equidade sanitária na produção, garantindo qualidade e padrão para a comercialização de produtos regionais. Desta forma, agricultores familiares que trabalham com origem animal, podem realizar suas vendas para além dos limites da fronteira municipal.

O vice governador, José Paulo Cairoli e o secretário da agricultura, deputado Ernani Polo, realizaram as entregas dos certificados de aquisição dos veículos aos prefeitos de Aratiba, Encantado, Feliz, Paim Filho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Restinga Seca, Rolante, Salvador do Sul, São José do Sul, Venâncio Aires e Victor Graeff.

A entrega dos veículos é fruto de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “É uma satisfação poder entregar estes veículos pois faz parte de um trabalho integrado e de comprometimento do governo Sartori com a agricultura familiar. Esta é uma ação de Estado, em parceria com o MDA, que permitirá equipar os municípios para que sigam com as ações de incremento ao Susaf, para que tenhamos ainda mais municípios aderindo. Ressalto o trabalho conjunto conjunto dos técnicos da secretaria da agricultura, ministério da agricultura, prefeituras e a SDR, que nos auxilia nas visitas orientativas aos municípios. Quanto mais tivermos adesões ao Susaf, mas haverá crescimento econômico do Estado e geração de emprego e renda”, avalia o secretário Ernani Polo.

O Susaf, Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, busca equidade sanitária na produção, garantindo qualidade e padrão para a comercialização de produtos regionais. Desta forma, agricultores familiares que trabalham produtos de origem animal, podem realizar suas vendas para além dos limites da fronteira municipal.

Estiveram presentes ainda o chefe de gabinete do governador José Ivo Sartori, João Mocelin, o secretário adjunto da SDR, Iberê Orsi, o sub secretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Sérgio Bandoca, o vice presidente da Famurs, Marcelo Para, o superintendente do MDA, Marcos Regelin, o superintendente substituto do MAPA, José Ricardo de Matos Cunha, os deputados Elton Weber, Edegar Pretto, e Zilá Breitenbach, o presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, prefeitos e representantes de prefeituras do RS.