Aratibense bacharel em Engenharia Civil apresenta Estudo de Implantação de um Sistema de Esgotamento Sanitário para o Município de Aratiba

0
359

Na tarde de quarta-feira (07.03) na Prefeitura Municipal de Aratiba, o jovem aratibense Lucas Antônio Scheer Brandão, graduado em bacharel em Engenharia Civil, pela URI Campus de Erechim, fez a explanação de seu Trabalho de Conclusão de Curso baseado em uma proposta de um sistema de coleta e tratamento de esgoto em Aratiba.

O estudo da implantação de um sistema de esgotamento sanitário para o Município de Aratiba foi o grande objetivo de análise e de pesquisa deste acadêmico, ao qual busca visar redução de impactos ambientais gerados pela forma inadequada de tratamento e disposição geral.

Buscou fazer um levantamento populacional da cidade de Aratiba, definir os processos e as unidades mais adequadas ao tratamento de fluentes domésticos e sugerir o sistema de tratamento mais eficiente.

Elaborou também em sua pesquisa o traçado da rede de coleta de esgoto sanitário, fazendo levantamento de quantitativos do sistema, alavancando o estudo de custos pertinentes a implantação deste sistema por completo.

Segundo o acadêmico, é “inegável que a importância dos serviços de saneamento básico é facilmente percebida, tanto na prevenção de doenças, quanto na preservação do meio ambiente. As incorporações de aspectos ambientais nas ações de saneamento representam um avanço significativo, em termos de legislação, mas é preciso criar condições para que os serviços de saneamento sejam implantados e sejam acessíveis a todos, a denominada universalização dos serviços”. Essa é uma preocupação também dos Gestores Públicos, onde que além de saúde pública, representa ambientalmente impacto e contaminações que devem ser evitadas e combatidas.

A maior parcela de investimentos se faria necessária na rede de coleta, exigindo demolição de calçadas e reconstruções de pavimentos.

O sistema ETEC (Estações de Tratamento de Esgotos) é o modelo mais eficaz apontado pelo estudo do autor e viável, podendo ser implantado em etapas diferentes.

O Aratibense explanou seu estudo ao Prefeito Municipal e Secretarias de Administração, Indústria e Comércio e Turismo e Meio Ambiente e sua equipe.