A área cultivada com soja deverá aumentar na região do Alto Uruguai para a próxima safra (20024/2025) em 2,36/%, em relação à safra passada que teve área semeada 254.600 hectares, de acordo com estimativa da Emater/RS-Ascar. Isso se deve ao fato de redução na área de plantio de milho que consequentemente dará espaço para a soja. Produtores buscam crédito para a compra de insumos.
As lavouras de trigo, cevada, aveia branca, cultivadas na região do Alto Uruguai, apresentam bom desenvolvimento, de acordo com informativo conjuntural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim. Na cultura do trigo, os produtores seguem com o monitoramento de pragas e doenças, com aplicação de fungicidas a fim de proteger o potencial produtivo com atenção especial ao controle do oídio e manchas foliares. A expectativa de produção se mantém em 3.600 kg/ha.
A cultura da cevada está em fase de emissão de espigas e floração. No momento estão sendo realizados o manejo de plantas daninhas e o controle de doenças. Algumas áreas pontuais semeadas no início da janela de plantio já estão em fase de floração recebem atenção dos produtores quanto a danos causados pelas geadas ocorridas na semana passada. A aveia branca também segue em desenvolvimento com aumento significativo de área foliar.