As cinco melhores frutas que podem ser consumidas por diabéticos

493

1. Maçã
A maçã é a primeira fruta que deve ser lembrada por quem tem diabetes. Isso ocorre por ela ser rica em pectina, uma fibra solúvel que retém água e carrega parte dos açúcares direto para os intestinos. A pectina também ajuda na redução do mau colesterol (LDL). Além do mais, é considerada uma fruta de baixo índice glicêmico (IG). O ideal é consumir a maçã com casca, e se possível, orgânica.

2. Abacate
O abacate possui pouco carboidrato, muita proteína e é considerado uma gordura boa, pois possui cinco tipos de ácidos graxos ômega: 3, 6, 7, 9 e 11. Os ácidos graxos ajudam a combater o diabetes e a obesidade. Assim, é uma fruta que deve ser incluída na dieta. Além disso, conta com fibras que auxiliam o sistema digestivo, gorduras monoinsaturadas, que são poderosas aliadas no combate à sensibilidade de insulina.

3. Coco
O coco é indicado para quem tem diabetes por ajudar na saciedade, o que indiretamente diminui o peso. Além disso, reduz inflamações e é rico em gorduras, e ajuda a diminuir a carga glicêmica nas refeições. A fruta também é ótima para a imunidade e ajuda a combater bactérias e fungos.

4. Morango
Além de conter menos açúcar que outras frutas, o morango é uma das melhores opções para os diabéticos, pois possui um índice glicêmico baixo. Possui antioxidantes que melhoram o sistema imunológico, neutralizando os subprodutos nocivos do metabolismo chamados radicais livres, que podem levar ao câncer e outras doenças.

5. Limão
O limão é uma fruta benéfica para quem tem diabetes, pois evita hemorragias, uma preocupação dos pacientes que convivem com a doença. A fruta protege as artérias e diminui a viscosidade do sangue, efeitos essenciais para a saúde cardiovascular. E o limão tem função reguladora sobre o pâncreas.