Aurora faz primeira exportação de frangos da unidade de Erechim para China

2876

Neste mês de abril, o frigorífico de frangos e aves da Aurora Alimentos, localizado em Erechim, efetuou a sua primeira exportação para a China. O feito marca uma mudança significativa para a unidade, por ela se tratar da menor unidade frigorífica do setor.

Em entrevista a rádio Atmosfera, o gerente do frigorífico de frangos e aves da Aurora Alimentos, Marcelo Fiorentin , falou sobre o importante momento para a unidade.

“Estamos em um marco importante para a Aurora de Erechim. Nós conseguimos a liberação para exportação chinesa, o que não é tão simples de se conseguir por sermos a menor unidade exportadora. Neste mês de abril começamos as exportações para a China. Estamos exportando agora pé, ponta da asa, asa inteira, meio de asa, perna inteira, pele e alguma coisa de peito. Isso enobrece nossa unidade e também a nossa cidade e região”, explica Marcelo.

“Todo o mercado externo vem às habilitações de países que querem comercializar carne brasileira. Para isso são enviadas missões destes países, que avaliam e permitem ou não essa liberação de comercialização. O mercado externo é muito mais exigente que o mercado”, ressalta Marcelo.

Novo momento

“Dentro de um plano mestre, onde o comercial envia as demandas para a unidade e também dentro da capacidade de unidade se faz uma avaliação onde será focado na produção interna e q fatia que será trabalhado com o mercado externo, porque o mercado nos propicia em virtude do câmbio. Hoje são abatidos cerca de 120 mil frangos por dia e participam 400 avicultores, distribuídos em toda a região da AMAU. O foco da nossa planta sempre foi mercado interno de resfriados para a região do RS, principalmente Erechim, Passo Fundo e Grande Porto Alegre e também toda a linha festa, que é feito 100% aqui em Erechim.”, explica Marcelo.

“A Cooperativa Cotrel é nossa parceira e foi a cooperativa filiada que possibilitou a chegada da Aurora entrar em definitivo em Erechim e na região, já que o nosso quadro de empregados hoje está na casa de 1330 pessoas trabalhando no frigorífico de aves e a abrangência da nossa mão de obra é de muitos municípios aqui do Alto Uruguai. Isso sem falar em todos os produtores da região que participam ativamente, tanto que anualmente nós produzimos um evento onde são premiados os 20 melhores produtores de frangos da região, em forma de agradecimento”, finaliza Marcelo.