Manter a região das axilas com uma aparência bonita e saudável não é uma tarefa fácil. Campanhas publicitárias ressaltam com frequência a importância de deixar essa área bem-cuidada através da utilização de produtos específicos para a proteção ou correção de problemas que já estejam acontecendo. Porém, de acordo com a depiladora profissional Jesuslene Morais Lopes, uma opção mais eficaz é escolher um método de depilação adequado, capaz de remover os pelos e hidratar a pele contra o escurecimento.
“Pensando por este lado, os procedimentos menos indicados são os que causam trauma ou atrito. A lâmina, por exemplo, remove finas camadas protetoras da pele, e pode causar inflamação e alergia ao metal. Já a depilação com cera quente, se a temperatura não estiver adequada, pode provocar queimaduras e estimular a formação de melananina, responsável pelo aumento na pigmentação da pele”, pontua. Segundo a profissional, essas reações associadas ao fato da axila ser uma área de dobra, exposta ao contato constante com roupas e com a própria pele, torna a região bastante suscetível ao escurecimento. “Um método bem menos agressivo é a depilação com cera morna e específica pra cada região do corpo”, sugere.
Outro diferencial é o cuidado e a preocupação na escolha da cera a ser usada em cada caso. “Antes do procedimento, é necessário passar por uma avaliação profissional que indica qual a cera mais adequada para o seu tipo de pele e para a região que será depilada. Por exemplo, no caso de áreas sensíveis como as axilas, é indicada a cera de abacate, composta por ingredientes naturais, sem toxinas e com uma grande concentração de vitaminas”, explica.
Jesuslene destaca ainda que a utilização deste método já auxilia bastante na prevenção do escurecimento da pele, uma vez, que a região é tratada e o atrito reduzido. “Outras dicas para o tratamento deste problema é o uso de desodorantes sem álcool e bons hidratantes. Com esses cuidados, nenhum vestido de alcinha ou tomara que caia irá te impedir de sentir-se livre por aí”, finaliza.