Bebê morre com suspeita meningite em Chapecó

180

Um bebê de 5 meses morreu com sintomas de meningite no Hospital Regional do Oeste (HRO) na última terça-feira (24). O caso foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica de Chapecó, conforme a Prefeitura do município.

A criança era morador da cidade de Passos Maia (SC), mas ficou internado por alguns dias em Ponte Serrada (SC), foi transferido para o Hospital Regional São Paulo de Xanxerê (SC), em seguida ao Hospital Regional de Chapecó.

O prontuário médico e investigação da Vigilância Epidemiológica apontam que a criança tinha outras doenças, por isso foram coletados vários exames, inclusive para o diagnóstico de meningite. Ainda conforme as informações, a Vigilância Epidemiológica de Chapecó aguarda o resultado dos laudos.

Doença

A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). Pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou, ainda, por processos não infecciosos.

Os grupos etários de maior risco são as crianças menores de cinco anos, principalmente os menores de um ano, e os indivíduos maiores de 60 anos. Há suspeita de meningite em pessoas que apresentem febre associada à dor de cabeça, dor ou rigidez de nuca e vômitos frequentes. Em crianças pequenas, esses sintomas podem apresentar-se como choro persistente, irritação, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e ‘moleira inchada’. Na apresentação desses sintomas, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.