Bispos, padres e diáconos da Diocese de Erexim implementam Ano do Laicato

0
205

Dom José presidiu a primeira reunião do ano dos padres e diáconos da Diocese de Erexim, com a participação de Dom Girônimo, na terça-feira, (06) no Seminário de Fátima. Entre outros assuntos, a pauta do dia incluiu Ano do Laicato, participação da Diocese na Jornada Mundial da Juventude em 2019, visitas pastorais do Bispo no corrente ano, Curso sobre Pastoral da Consolação e da Esperança, Lar Sacerdotal, questões administrativas, contábeis e trabalhistas e várias comunicações de diversas pastorais.

Atividades do Ano do Laicato: Luiz Tomazelli, membro do Movimento Familiar Cristão da Paróquia de Barão de Cotegipe, pequeno empresário e integrante da comissão diocesana de leigos, relatou o andamento da mesma e apresentou algumas iniciativas que ela propõe para o Ano Nacional do Laicato instituído pela Igreja Católica no Brasil. Entre elas, encontro de leigos a serviço da Igreja em cada paróquia; semana missionária de 12 a 19 de agosto, no contexto da Semana Nacional da Família, com atividade específica das pastorais junto às famílias; encontro diocesano de leigos na tarde do dia 25 de novembro, solenidade de Cristo Rei, no Salão de Eventos da URI.

Questões administrativas, contábeis e trabalhistas: Ildo Benincá, com colaboradores da Cúria Diocesana, expôs relatório financeiro do exercício de 2017 do conjunto da Diocese, da Cúria Diocesana e dos Seminários. Ele apresentou também relatório completo do projeto de revitalização do Santuário de Fátima, registrado em volumoso dossiê que fica para o acervo histórico da Diocese. A equipe comentou requisitos legais em relação a funcionários das secretarias paroquiais, dos Seminários e da Cúria Diocesana, decorrentes da reforma trabalhista, bem como normas jurídicas e contábeis.

Participação da Diocese na Jornada Mundial da Juventude em 2019: O novo assessor diocesano da Pastoral da Juventude, Diácono Jean Carlos Demboski, em estágio pastoral na Catedral, prestou informações sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude, de 21 a 27 de janeiro de 2019, no Panamá e a perspectiva de jovens da Diocese participarem. Cada Área Pastoral verá a identificação de um representante ou mais. Ver-se-á também como angariar recursos para as despesas que giram em torno de R$ 4.500,00 por pessoa entre viagem e inscrição.

Visitas pastorais: Dom José referiu que, neste ano, sua visita pastoral será diferente da primeira que realizou, percorrendo a cada ano, todas as comunidades e escolas das paróquias de uma Área Pastoral. No ano em curso, a visita será um encontro dele, acompanhado por colaboradores da Cúria Diocesana e do Coordenador de Pastoral, com todas as lideranças de cada paróquia, numa manhã ou numa tarde, para expor aspectos pastorais, administrativos, jurídicos e contábeis.

Lar Sacerdotal: Preocupação comum de quase todas as dioceses do Brasil é ter local adequado para proporcionar o cuidado necessário a padres idosos e/ou doentes. Este assunto vem sendo refletido há mais tempo na Diocese de Erexim. A propósito, Dom José apesentou um pré-projeto de adaptação de uma parte do Seminário de Fátima para esta finalidade com orçamento inicial dos custos. A equipe de Pastoral Presbiteral ficou de analisar como encontrar os recursos necessários, que deverão incluir contribuição dos próprios padres, das Paróquias e da Diocese, bem como campanhas específicas para esta finalidade.