Bons motoristas são maioria no Rio Grande do Sul

258

Dos 4,8 milhões de motoristas registrados no Rio Grande do Sul, 78% não foram autuados em 2017. O levantamento do Detran RS apontou que 22% dos condutores do RS foram responsáveis pelas mais de 1,8 milhão de infrações registradas no ano passado.

O balanço levou em conta somente condutores gaúchos que foram autuados nas vias do estado. Também não contabilizou infrações com condutores não identificados, por exemplo, de veículos de pessoa jurídica que não apresentou condutor.

Entre os 1.069.584 de condutores que tiveram alguma infração no ano passado, 62% foram flagrados uma vez durante o ano. Foram 665 mil condutores que tiveram somente uma multa nesse período.

Em contrapartida, as 405 mil pessoas (8% do cadastro de condutores) que cometeram duas ou mais infrações em um ano foram responsáveis por quase 65% das infrações registradas em 2017 (número absoluto).

Infratores contumazes

O balanço do Detran RS identificou, ainda, 5.564 infratores contumazes, flagrados em 10 ou mais infrações durante o ano. Um grupo de 146 motoristas representou o pior comportamento no trânsito: cometeram mais de 51 infrações no período de 12 meses.

O diretor-geral do Detran RS, Ildo Mário Szinvelski, ponderou que, embora os dados deem uma ideia da situação, o número de infrações flagradas pelos agentes e equipamentos eletrônicos não representa o total de infrações cometidas no trânsito.

Fonte: Governo do Estado do RS

Via: Jornalismo Rádio Aratiba