Comer algumas gordices no fim de semana pode mesmo por toda a dieta a perder?

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Se você consegue manter uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios na maioria dos dias e acha que pode comer “gordices” no final de semana para se “presentear” de todo o esforço, saiba que precisa rever seus conceitos. De acordo com a médica nutróloga Dayse Caldeira, o hábito pode colocar toda a dieta a perder.

Em seu perfil no Instagram, a especialista explica que grande parte das pessoas que são rigorosas com a alimentação durante a semana, mas que abusam de guloseimas nos dias de descanso, tem maior tendência a exagerar nos alimentos calóricos.

Como evitar ganho de peso no fim de semana
A profissional cita um estudo realizado com mais de 11 mil famílias no Reino Unido que mostrou que homens podem aumentar a ingestão de gordura saturada de 30g – máximo recomendado por dia – para 61g nos sábados e domingos.

Nos finais de semana, explica Dayse, a rotina é alterada dando mais oportunidade para comer e beber sem moderação. Eventos sociais normalmente nos deixa diante de opções ricas em calorias, gorduras ruins e de pouco valor nutricional.

O conceito fica simples de entender com o exemplo da nutróloga: o corte de 400 kcal por dia durante a semana “economiza” um total de 2 mil kcal de segunda-feira a sexta-feira, garantindo perda de cerca de 2kg. Se você começar a “chutar o balde” sábado à noite com apenas duas latinhas de cerveja acompanhadas de uma porção de batatas fritas, terá cerca de 700 kcal para debitar da sua “conta metabólica”.

Se domingo você pede aquele combo de sanduíche, batata frita, refrigerante e milk-shake, terá uma soma de quase 2 mil kcal, ou seja, terá extrapolado em muito sua economia calórica da semana toda. Se realmente sentir necessidade, a especialista indica então apenas uma refeição de “jacada” no final de semana para evitar sérias repercussões para a saúde e a dieta.