Presbíteros de todo o Rio Grande do Sul se reuniram na manhã desta terça-feira (14), na nova sede da CNBB Regional Sul 3, em Porto Alegre. O encontro com os representantes da Pastoral Presbiteral de cada arqui/diocese foi o primeiro deste ano e teve como principal objetivo planejar as atividades para 2023.
Pe. Dirceu Balestrin, presidente da Comissão Regional dos Presbíteros (CRP), explica que entre as principais atividades previstas para o ano estão o Curso Regional de Formação Permanente dos Presbíteros, no CECREI, de 20 a 26 de agosto e o Encontro Regional dos Presbíteros, de 13 a 15 de novembro.
Um dos destaques importantes deste ano, conforme ressalta Pe. Dirceu, é a realização da Romaria Estadual dos Presbíteros e Seminaristas ao Santuário da Medianeira em Santa Maria, em 17 de julho. A iniciativa se dá pela motivação do Ano Vocacional que vivemos na Igreja em todo o Brasil.
O encontro desta terça-feira também proporcionou a partilha sobre o andamento da pastoral presbiteral nas arqui/dioceses do Estado, com ênfase na saúde dos presbíteros e no cuidado com a pessoa do padre. Dom Adimir Mazali, bispo referencial para a Pastoral Presbiteral no Regional, avalia o momento de forma muito positiva:
“Hoje tivemos um levantamento bastante interessante que em todas as arqui/dioceses esta preocupação com a saúde, com a formação e com o bem estar dos presbíteros está presente. Uma riqueza na partilha está em perceber que há muitas dificuldades nas dioceses, mas todos estão preocupados em encontrar soluções. A partilha realizada nos possibilida encontrar respostas para problemas comuns que existem em cada realidade”, analisa dom Adimir.
A reunião desta terça-feira contou com a participação de representantes de 13 das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3, além de dom Adimir Mazali e de dom Adilson Pedro Busin, Cs, Secretário da Presidência do Regional Sul 3.