Comitê regional repassa 20 mil máscaras cirúrgicas

224

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU vem realizando a aquisição de equipamentos de proteção individual, insumos e outros utensílios para auxiliar os municípios da região no enfrentamento do novo coronavírus.

Essa semana chegou o terceiro lote de máscaras profissionais (máscaras cirúrgicas), num quantitativo de 20 mil unidades, que serão destinadas as secretarias de saúde dos municípios da área de abrangência da associação e da Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho.

Até o momento já foram distribuídas aproximadamente 36 mil máscaras para auxiliar no combate ao COVID-19, considerando que é um equipamento de uso indispensável pelos serviços de saúde. As máscaras cirúrgicas se destinam aos profissionais de saúde, equipe de apoio e pacientes suspeitos, e as máscaras não profissionais para a população em geral.

A aquisição foi realizada mediante a cotação de vários fornecedores, tendo em vista que esse equipamento sofreu indexação nos últimos meses em razão da alta procura e em virtude da pandemia. Além das máscaras para uso dos profissionais o comitê regional adquiriu testes rápidos e álcool glicerinado 80%, como medidas de auxílio ao enfrentamento do novo coronavírus, que também serão distribuídos na área de abrangência da associação. Atualmente está tentando adquirir termômetros infravermelhos, mas não tem encontrado sucesso na aquisição, pelo desabastecimento do mercado.

Os valores utilizados para aquisição dos equipamentos e insumos são originários do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus, que foi constituído para essa finalidade, com recursos oriundos do Poder Judiciário, em especial das Comarcas de Erechim, Gaurama e São Valentim.

O comitê é composto por secretários de Saúde, COSEMS, hospitais regionais (FHSTE, HCE, Unimed Erechim, Centro Hospitalar Santa Mônica), 11ª CRS, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Hospinorte, AMAU e técnico da secretaria municipal de Saúde de Erechim.

Para o presidente da AMAU e prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, e o integrante do comitê regional, Jackson Arpini, as ações visam, nesse momento, colaborar com os estoques das secretarias e hospitais, no propósito de dotar as casas de saúde das condições necessárias e indispensáveis para o enfrentamento do novo coronavírus. “Nossas ações tem caráter regional, para ampliar a efetividade”, pontuam as lideranças.