Um dia importante para a agricultura familiar dos três estados do Sul do Brasil. Nesta sexta-feira (21), ocorreu em Chapecó o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 na região Sul. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do coordenador geral da FETRAF/RS – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul, Douglas Cenci; do coordenador geral do SUTRAF-AU – Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai, Alcemir Bagnara; e demais lideranças de entidades e organizações do campo.
Uma comitiva com agricultores, vereadores e lideranças ligadas à FETRAF/RS com aproximadamente 60 pessoas de todo o estado participou da cerimônia em Chapecó.
O Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/24 investirá R$ 77,7 bilhões em crédito pelo Pronaf (programa federal focado na agricultura familiar) na safra 2023/24, que começará em 1º de julho e vai até o fim de junho de 2024. O volume é 34% superior ao anunciado na safra passada e o maior da série histórica.
De acordo com o coordenador geral da FETRAF/RS, Douglas Cenci, a criação de linhas de crédito para mulheres e jovens foi um importante avanço. “ Ter um Plano Safra específico para Agricultura Familiar é muito importante, outro destaque é o início dos investimentos para a produção de alimentos”, pontuou Cenci.
Segundo Bagnara, a vinda do ministro à região demonstra a preocupação do governo federal com a agricultura familiar, que ficou desassistida no último governo. “ Os recursos do Plano são importantes para retomar linhas de crédito e investimentos que estavam parados há muito tempo. Sabemos que há muito a ser feito pela agricultura familiar e continuaremos a atuar buscando o fortalecimento e a criação de novas políticas públicas que ajudem os agricultores a permanecerem e terem uma vida digna no campo”, finalizou.
Durante o encontro, foram detalhadas as linhas de atuação do Plano Safra que tem como o objetivo o fortalecimento da agricultura familiar, aumento da produtividade, auxílio para transição agroecológica levando alimentos saudáveis para o consumo da população.
Ao fim do evento, o ministro Paulo Teixeira recebeu representantes da FETRAF dos três estados do Sul que apresentaram demandas voltadas à agricultura familiar. A FETRAF/RS abordou o tema da problemática vivida pelos produtores de leite no estado, também apresentou proposta de mudança no acesso ao Proagro e um projeto de transição ecológica.