As unhas podem revelar muito sobre você e sua personalidade. Naturais ou pintadas. Ovais, quadradas ou pontiagudas. E até curtas e alongadas. Mas as unhas também trazem informações importantes, pois podem apresentar sinais visíveis caso você esteja com deficiências no organismo, como, por exemplo, a falta de vitaminas. Um dos sintomas pode ser a descamação (ou onicosquizia), que acontece quando a superfície das unhas deixa de ser lisa, ficando áspera e quebradiça em camadas (ou escamas). Para tratar deste e de outros problemas, a dermatologista do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Fabiane Kumagai Lorenzini, traz recomendações práticas.
Unhas descamando podem ser sinal de doenças ou falta de vitaminas?
Dra. Fabiane – Unhas fracas, quebradiças ou descamando podem ser sinal de hipotireoidismo, falta de zinco, ferro e até mesmo de outras doenças como a psoríase.
O que pode contribuir para a fragilidade das unhas?
Dra. Fabiane – Causas externas, como o contato com produtos de limpeza e detergente podem prejudicar as unhas. Ficar muito tempo com as mãos na água e usar com frequência removedores de esmalte, à base de acetona, também podem contribuir para a fragilidade das unhas.
O que ajuda a melhorar a descamação?
Dra. Fabiane – O que ajuda a melhorar os sintomas das unhas que estão descamando é evitar o contato com produtos de limpeza e não deixar as mãos submersas em água, por longo período de tempo. Uma dica prática é usar luvas para as atividades domésticas e manter as unhas curtas. Uma orientação importante é não puxar a unha, caso esteja descamando em cima, pois isso pode fragilizá-la ainda mais. Portanto, você deve cortar as extremidades e usar uma lixa ou polidor na ponta.
Quais os tratamentos mais indicados?
Dra. Fabiane – Existem tratamentos tópicos (com o uso de pomadas ou cremes no local), com substâncias hidratantes para as unhas e também orais. No entanto, a melhor conduta é descobrir e tratar a causa dessa fragilidade, por meio de uma investigação completa, com consulta com um dermatologista (que é o especialista mais indicado) e exames laboratoriais. Também devemos avaliar outras doenças para um diagnóstico preciso, pois algumas outras enfermidades causam manifestações específicas na unha, como a psoríase e a alopecia areata.
Fonte: Dra. Fabiane Kumagai Lorenzini (CRM 31551), dermatologista do Hospital Moinhos de Vento.