Como os amigos podem melhorar sua saúde a longo prazo

204

Os melhores amigos tornam tudo melhor – e não há exceção a essa regra. Os verdadeiros amigos são fontes de alegria, risos e até mesmo uma dose saudável do amor que educa. Um estudo recente revelou que os bons amigos também impactam consideravelmente a sua saúde enquanto você envelhece.

Pesquisadores da Northwestern University descobriram que alguns idosos creditam sua boa saúde a uma vida social ativa. O estudo analisou 50 participantes idosos – 31 “SuperAgers” e 19 colegas cognitivamente medianos para a idade. Os “SuperAgers” eram um grupo de homens e mulheres com mais de 80 anos, memória episódica e impressionante consciência cognitiva.

Os participantes foram convidados a preencher um questionário de 42 itens sobre o seu bem-estar psicológico. A maior diferença entre os “SuperAgers” e os demais foi o grau em que mencionaram ter relacionamentos satisfatórios, calorosos e confiáveis. Todas as outras áreas do questionário, incluindo a busca do propósito da vida e a manutenção da autonomia, foram semelhantes, se não idênticas, aos seus pares.

Esta pesquisa está de acordo com estudos anteriores sobre os benefícios das amizades profundas e significativas. Um estudo conduzido por William J. Chopik detectou que as amizades – e não as relações familiares – têm um enorme impacto na sua saúde a longo prazo. “Há agora uma série de pesquisas que apoiam a ideia de que relacionamentos próximos aumentam a saúde e o bem-estar durante todo o período de vida”, escreveu ele no estudo. Segundo Chopik, é simples: nós escolhemos os nossos amigos, o que significa que estamos confiando neles para influenciar nossas vidas de forma positiva.

Pense nisso: quantas vezes um amigo mudou sua perspectiva em algo relacionado à saúde? Os amigos influenciam seu humor, dieta, condição física, tendência a fumar e consumir de álcool (entre uma série de outras coisas). Sem amigos íntimos, corremos mais risco de doenças cardíacas, artrite, diabetes tipo 2 e demência.

Agora, mais do que nunca, é importante priorizar encontros para tomar um café e as saídas noturnas pela cidade com os seus melhores amigos. Passar um tempo com os entes queridos não só lhe dará memórias duradouras para recordar como também aumentará suas chances de uma vida bem longa. E, em breve, você e seus amigos terão uma mesa de bingo com seus nomes!