Comunidade do Rio Azul, em Aratiba, realiza plantio de horto medicinal

280

Na última quarta-feira (4) foi realizado, na comunidade Rio Azul, Município de Aratiba, o plantio de um horto medicinal. Em um primeiro momento foi ministrada palestra pela Engenheira Agrônoma, Doutora Laudete Sartoretto, sócia-proprietária do Instituto Way One de Qualificação Profissional, que explicou aos participantes a importância de se deixar de lado a medicação convencional e tratar o mal-estar leve, como a dor de cabeça, através de chás, xaropadas, como no tempo da vovó. Foi explicada também a forma de plantio, colheita, secagem, armazenamento e preparo dos chás.

A palestra e o plantio são a continuidade de um projeto que o Instituto Way One de Qualificação Profissional esta desenvolvendo no Município, em parceria com a Prefeitura Municipal, no intuito de desenvolver todos os setores: agricultura, educação, comércio, indústria, setor público e saúde.

A primeira etapa do projeto de horto medicinal foi desenvolvido em um canteiro da Praça Central de Aratiba e outro no Viveiro Municipal, sempre com a participação e comprometimento dos agentes de saúde, que são importantíssimos para que o projeto seja levado adiante.

Um olhar para a saúde preventiva é a base da cultura popular, onde os chás fazem parte do dia a dia das famílias.