Concursos públicos do INSS e do IBGE abrem hoje inscrições e, juntos, somam mais de 1,5 mil vagas

619

Candidatos que estudam para conquistar uma vaga em concurso público em 2016 terão pela frente um ano de possibilidades — mesmo com a expectativa de cortes em seleções federais pelo governo.

Uma prova disso são os certames que abrem inscrições nesta segunda-feira, 4 de janeiro. Juntos, os concursos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferecem 1.550 vagas em todo o país. No Rio Grande do Sul, são 31 oportunidades para o IBGE e outras 61 para o INSS.

O número de vagas previstas em concursos públicos nas esferas estaduais e federal para 2016 está em torno de 95 mil, de acordo com levantamento feito pelo site G1.

Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.

No âmbito federal, estão previstas as seleções da Eletrobras Eletronuclear e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Além disso, o IBGE recebeu autorização para a seleção de 82 mil trabalhadores temporários para a realização do Censo Agropecuário 2016 do IBGE.

Como 2016 é um ano eleitoral, será aplicada a Lei 9.504/97, que restringe a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos. A restrição se referirá somente à esfera em que ocorre a eleição — no caso deste ano, municipal. Caso a homologação do concurso seja feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano.