Confirmado um foco do mosquito da dengue no município de Itá

1006

A Secretaria Municipal de Saúde de Itá e a Vigilância Epidemiológica do Município estão em estado de alerta após a detecção de um foco do Aedes Aegypti no Município. O foco foi confirmado na sexta-feira (17) por autoridades regionais de Saúde, após a realização de exames laboratoriais. De acordo com a Secretária de Saúde, Joice Zotti, duas larvas positivas foram detectadas em uma das armadilhas no bairro Pioneiros.

“A partir desta semana, nossos agentes estarão fazendo visitas nos bairros, iniciando pelo Bairro Pioneiros e conversando com as pessoas, instruindo e alertando sobre as medidas de prevenção a serem tomadas e, caso houver necessidade, autuando em possíveis irregularidades. Pedimos que as pessoas recebam os agentes em suas casas, pois a Dengue é um problema de saúde pública, que necessita de atenção e cuidado de todos”, observa a secretaria de Saúde, Joice Sartoretto Zotti.

Apesar do foco, Itá não tem registro de nenhuma das doenças transmitidas pelo mosquito. As coletas pela equipe do programa de combate e controle a Dengue continuam sendo feitas semanalmente. “Há anos o trabalho de prevenção e vistoria é feito no Município. Não é a primeira vez que se encontra um foco positivo, mas nunca tivemos a doença. Por isso, reforçamos a necessidade do apoio de todos na prevenção e fiscalização. O trabalho e o cuidado de cada um, em suas casas, fará toda a diferença neste momento”, alerta a secretária.