23.9 C
Aratiba
segunda-feira, 25/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de SaúdeConheça quatro cuidados de como prevenir a surdez

Conheça quatro cuidados de como prevenir a surdez

10/11 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

A audição é um sentido fundamental ligado ao desenvolvimento e à aquisição da linguagem oral e uma forma de interação e comunicação com o mundo sonoro. No entanto, a perda de audição é um dos problemas mais comuns, afetando pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. Ela ocorre quando existe a impossibilidade ou dificuldade de captar, receber ou perceber os estímulos sonoros do ambiente. Por isso, é muito importante que saibamos como prevenir a surdez.

Em muitos casos, o problema pode ser prevenido com medidas simples do dia a dia, como evitar a colocação de objetos no ouvido, fazer o tratamento de doenças adequadamente, não ouvir música alta, entre outras. Essas precauções podem ajudar a garantir uma boa saúde auditiva ao longo da vida.

Quatro cuidados de como prevenir a surdez para você adotar no seu dia a dia. Confira!

1. Não coloque objetos no ouvido
Muitas crianças apresentam o hábito de colocar objetos dentro dos ouvidos e é essencial que os pais prestem atenção a essas atitudes. Isso porque eles podem obstruir a passagem do som e provocar um processo infeccioso ou inflamatório no local.

Nos adultos e adolescentes, o maior risco é com o uso de cotonetes na tentativa de limpar a orelha. O ouvido expulsa a cera em excesso naturalmente e a interferência nesse processo pode causar a perfuração do tímpano e infecções.

2. Evite sons altos
A poluição sonora é uma das causas principais de perda auditiva em jovens, devido ao hábito de ouvir música com um volume muito alto em fones de ouvido. Assim, mesmo quando nos acostumamos com o volume nas alturas, existe um risco de os ouvidos serem danificados, e o ideal é que o som não ultrapasse 50% do limite do aparelho. A sensação de zumbido provocada por esse hábito pode ser decorrente de um trauma auditivo e é um sinal de alerta que precisa ser investigado por um médico.

3. Faça o tratamento de doenças adequadamente
Algumas doenças infectocontagiosas, como a meningite e a otite, podem evoluir para a surdez quando o tratamento não é feito de maneira adequada. Isso acontece porque alguns micro-organismos podem destruir estruturas que são responsáveis pela audição. Portanto, o recomendado é buscar ajuda médica e seguir o tratamento prescrito, caso o primeiro sinal da doença seja percebido.

4. Utilize EPIs em trabalhos com intensos ruídos
Quando somos expostos a ruídos diários que ultrapassam o limite de segurança, seja de forma súbita, seja de forma esporádica ou de forma prolongada, devemos sempre utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Esses estímulos sonoros de alta intensidade têm a capacidade de matar as células da nossa audição. Por isso, o seu uso é fundamental.

Como vimos, os cuidados de como prevenir a surdez incluem medidas que devem ser tomadas todos os dias. Por isso, devemos evitar colocar objetos no ouvido, fazer o tratamento de doenças de modo adequado, não ouvir sons muito altos, entre outros. Com isso, é possível evitar o problema e ter mais qualidade de vida.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments