Conmebol confirma volta da Libertadores e anuncia data do segundo Gre-Nal da fase de grupos

433

A disputa da Copa Libertadores foi marcada para recomeçar em 15 de setembro, enquanto a Copa Sul-Americana será retomada em 27 de outubro. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira, pela Conmebol, após reunião por videoconferência com representantes das confederações dos países envolvidos nas competições. As finais estão previstas para janeiro de 2021. Os jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana deverão dividir o calendário com o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Nesta semana, a CBF divulgou que o Brasileiro terá início em 9 de agosto e final em 24 de fevereiro.

O documento prevê quatro cenários para a disputa. A Conmebol tem planos para concluir o campeonato sem restrições, com restrições parciais ou total de público, e com algum país proibido por autoridades sanitárias de realizar eventos.

O documento menciona clubes que estejam impedidos de realizar jogos em seu estádio por conta de restrições sanitárias locais. Nestes casos, caberia ao clube escolher uma nova cidade ou país para mandar seus jogos e comunicar à entidade tal decisão, mostrando que providenciou as condições necessárias para o evento.

O plano de disputa em sede única, especulado nas últimas semanas pela mídia uruguaia, não é mencionado pela entidade. Entre a quarta rodada das fases de grupos e a grande final, são previstas 12 datas de jogos e uma de sorteio para a conclusão da disputa.