Conselho de Pastoral da Diocese de Erexim aprova Plano da Ação Evangelizadora

195
SONY DSC

Padres, representantes das Paróquias, de Setores e movimentos que compõem o Conselho de Pastoral da Diocese de Erexim estiveram reunidos na manhã deste sábado, 23, no Centro de Eventos do Seminário de Fátima, sob a presidência do Administrador Diocesano e a coordenação do Coordenador Diocesano de Pastoral.

O principal ponto da pauta do dia foi a apreciação e a aprovação do 14º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora para o quadriênio 2020 a 2023, elaborado pela comissão de preparação e realização da Assembleia Diocesana no início de setembro a partir das propostas da mesma.

Visão geral do Plano
O Plano tem 4 partes. A primeira, A Diocese de Erexim, com dados históricos, resenha das assembleias já realizadas e a realidade social, política e cultural.

A segunda parte apresenta um olhar a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e no Rio Grande do Sul, com os seguintes aspectos: o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, o olhar dos discípulos missionários, a Igreja nas casas e a Igreja em missão.

A terceira parte contempla os encaminhamentos da Assembleia Diocesana, horizontes, fronteiras e equipes de trabalho para a sua implementação. Os horizontes definidos são 3, Igreja discípula: iniciação à vida cristã e formação permanente; Igreja missionária: cultura urbana; Igreja samaritana: comunhão e participação. Em cada horizonte há três fronteiras ou carências a serem superadas com suas metas ou projetos de ação para tal.
A quarta parte descreve a organização da ação evangelizadora para a realização do que é proposto, as assembleias e os conselhos nos níveis diocesano, paroquial e comunitário; o conselho presbiteral, o conselho de leigos, a coordenação da ação evangelizadora e o processo avaliativo.

Palavra do Administrador Diocesano
No início da reunião, o Administrador Diocesano mencionou 4 aspectos, o falecimento do Bispo Emérito, Dom Girônimo Zanandréa, no dia 03 deste mês, solenidade de todos os santos; o Dia Nacional dos Leigos e Leigas na solenidade de Cristo Rei neste sábado e domingo, 23 e 24, com leitura da mensagem do Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB; o início da Campanha da Evangelização, nos mesmos dias, com o lema “Cuida dele”, com tópico do seu texto motivador; a natureza e a importância do Plano Diocesano como expressão e compromisso de caminhada conjunta, de sinodalidade, de comunhão.

Na conclusão da reunião, expressou agradecimento à comissão de elaboração do Plano, sob a condução do Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora; enfatizou a necessidade de unidade na implementação do Plano e a continuar em especial comunhão e corresponsabilidade no tempo de vacância episcopal; exortou a viver com zelo e alegria o Advento do Senhor no Natal e no fim dos tempos; o Advento de um tempo novo, de justiça, de superação da atual polarização na sociedade que chega à incitação do ódio e da violência, especialmente nas redes sociais, até por quem mais deveria promover o entendimento e a concórdia.

Eventos registrados
– Jubileu de ouro presbiteral do Pe. Waldemar Zapelini, Pároco em Viadutos, dias 07 e 08 de dezembro;
– Jubileu de prata presbiteral do Pe. Clair Favreto, Reitor do Seminário Maior São José em Passo Fundo, dia 18 de janeiro do próximo ano, na comunidade São Bonifácio, Coxilha Seca, Paróquia de Campinas do Sul;
– 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, com retiro no domingo, na sede paroquial N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, Erechim;
– Conclusão do Curso da Escola Diaconal São Lourenço Mártir, dia 30, no Seminário e Santuário de Fátima, com missa e almoço com os alunos, familiares, padres das respectivas paróquias e professores;
– Ordenação Presbiteral do Diácono Lucas André Stein, às 09h30 dia 21 de dezembro, em Mariano Moro, por Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Caxias do Sul.