Cuidados com a saúde na infância

81

Você já ouviu falar que quanto antes começar a cuidar da saúde, melhor? Sim! As crianças também devem ter hábitos saudáveis. Ao pensar nos cuidados com a saúde na infância, é importante lembrar que eles envolvem ações, atividades e mudanças de hábitos em conjunto, que podem fazer bem não só para a criança, mas para a família como um todo.

Além disso, os cuidados com a saúde na infância podem trazer uma série de benefícios a curto e a longo prazo. Isso porque alguns fatores de risco, como obesidade e diabetes, podem começar a ser desenvolvidos nessa fase da vida. Assim, com algumas atitudes simples, você não só previne doenças futuras, como também cria uma rotina de hábitos saudáveis que a criança pode levar por toda a vida.

Quais devem ser os cuidados com a saúde na infância?

Alimentação
A alimentação saudável pode ser um desafio nos cuidados com a saúde na infância! Isso porque o paladar, que ainda está sendo educado, tende a preferir sabores muitos doces ou muito artificiais.

No entanto, o açúcar é um dos principais itens a serem evitados na infância porque ele pode aumentar o risco de cáries, por exemplo, e outras doenças cardiovasculares, além de contribuir para a obesidade.

Além disso, é importante que a alimentação das crianças tenha escolhas saudáveis, feitas tanto pelos pais quanto pelos pequenos! Priorize alimentos naturais e com pouca gordura, e não se esqueça de dar preferência para aqueles com alto teor de nutrientes.

A alimentação deve ser um momento para ser desfrutado em família. Estabeleça horários e dê o exemplo de escolhas mais saudáveis!

Atividade física
A atividade física é um dos mais importantes cuidados com a saúde na infância. Seja qual for o esporte ou a atividade, essa prática pode trazer benefícios para a saúde física, como o controle da obesidade e o fortalecimento dos ossos, e auxiliar no desenvolvimento mental e cognitivo.

Esportes coletivos, por exemplo, podem melhorar a autoestima, ajudar na socialização, no aprendizado, no trabalho em equipe e no espírito esportivo.

No entanto, não se esqueça de que é preciso tomar cuidado para não pressionar a criança para ser uma vencedora. A competitividade aumenta a diversão e a emoção pelo esporte, mas isso não pode ser o objetivo principal da criança.

Na escola
Nem todo mundo fica atento, mas a escola pode sim ser um lugar para os cuidados com a saúde na infância. E começando com um item muito importante: a mochila.

É imprescindível que o material da mochila seja leve, com alças firmes e largas. Além disso, a bolsa não deve ser maior que a altura das costas da criança e deve ser carregada nos dois ombros, para que o peso fique distribuído.

Isso é importante porque carregar muito peso e de forma inadequada pode prejudicar a lombar da criança desde cedo e trazer graves consequências para o futuro.

Acompanhamento médico
Um dos cuidados na infância que os pais mais devem seguir é o acompanhamento médico preventivo e contínuo.

Visitar o pediatra regularmente é importante porque ele irá acompanhar todo o crescimento e desenvolvimento da criança, bem como ajudar no processo de chegada da adolescência. Dessa forma, você se certifica de que todas as mudanças do corpo estão sendo monitoradas por um profissional especializado.

Além disso, você também cria uma rotina de prevenção e estimula que esse hábito continue por toda a vida.