Defesa Civil alerta para risco de chuva forte e ventania no Rio Grande do Sul

739

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e os institutos de meteorologia alertam para a possibilidade de temporal, chuva forte e ventania de até 90 km/h em diversas regiões do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (6). O órgão gaúcho chega a reportar nível de perigo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados devem variar entre 50 mm e 100 mm ao longo do dia.

Conforme o órgão estadual, o alerta vale para as regiões Campanha, Missões, Sudeste e Litoral Sul do Rio Grande do Sul. No entanto a chuva pode ser volumosas em todas as regiões, o que aumenta os riscos de alagamentos e possíveis enchentes com o transbordamento de rios e arroios.

Os radares da Aeronáutica já apontam chuva em diversos municípios gaúchos nesta sexta. Já é reportada instabilidade na fronteira com o Uruguai, na faixa Central, e deve avançar para o Norte e Nordeste do estado.

O Rio Grande do Sul ainda se recupera do temporal que atingiu o estado no último domingo (1º) afetando 61 municípios, segundo levantamento da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira (5). Alguns deles ainda sofrem com a falta de energia provocada pelas chuvas e os ventos. A situação é particularmente grave para os pequenos empresários e produtores rurais, que têm sua produção prejudicada.