Detox depois das festas

628

As festas de fim de ano são momentos de confraternização e comemoração com a família e os amigos, momentos em que realmente é muito complicado manter a dieta e se restringir de certos alimentos. No entanto, é importante saber que os excessos nessa época podem desequilibrar o funcionamento do organismo, sobrecarregando as funções normais, e esses abusos podem resultar em aumento de peso, retenção de líquidos e alterações do funcionamento de todo o trato gastrointestinal. Além disso, você pode perder tudo aquilo que conquistou com muito esforço durante todo o ano, como o peso e a forma física.

Por isso, é importante equilibrar o organismo novamente, fornecendo nutrientes que sejam capazes de alcalinizar o pH sanguíneo, diminuir a inflamação, modular a retenção de líquido e estimular a eliminação de toxinas.

É importante também citar que devemos buscar o equilíbrio durante o ano todo, pois um organismo bem nutrido e funcionando de forma correta sofre muito menos com os abusos eventuais, ou seja, se você se alimenta bem, não tem problema se em um ou outro fim de semana extrapola e come algum alimento não tão saudável.

Depois de todos os abusos, o ideal é começar tomando muita água para hidratar o organismo. Chás como de hibisco, dente-de-leão e casca de abacaxi atuam como diuréticos e estimulam o trabalho do fígado, podendo melhorar o “inchaço” e a retenção para quem abusou das comidas e bebidas. Também é recomendado o consumo de fibras, como gergelim, linhaça, aveia, semente de abóbora e de girassol, para garantir o funcionamento do intestino e auxiliar na eliminação de toxinas.

Outros alimentos que devem ser priorizados são: pepino e salsinha, que são diuréticos; chá-verde e couve, que estimulam a eliminação hepática de toxinas; muitas frutas, verduras e legumes, por serem fontes de diversos tipos de vitaminas, minerais e aminoácidos; e gengibre e pimenta vermelha, que aceleram o metabolismo.