15.4 C
Aratiba
domingo, 15/junho
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralDia das Mães: uma celebração de amor, história e gratidão

Dia das Mães: uma celebração de amor, história e gratidão

A data tem raízes antigas, remontando às festividades em honra às deusas maternas na Grécia e na Roma. A “versão moderna” da data surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX.

Neste domingo, 11 de maio, comemoramos o Dia das Mães, uma data especial para homenagear aquelas que nos deram a vida e nos guiam com amor e sabedoria. Mais do que uma ocasião para presentes, é um momento de reflexão sobre a importância das mães em nossas vidas e na sociedade.

Origens do Dia das Mães

A celebração do Dia das Mães tem raízes antigas, remontando às festividades em honra às deusas maternas na Grécia e Roma antigas. No entanto, a “versão moderna” da data surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, graças aos esforços de Anna Jarvis. Em 1907, Anna organizou um memorial para sua mãe, Ann Jarvis, uma ativista social que havia perdido dez filhos e dedicou sua vida a ajudar outras mães e comunidades durante a Guerra Civil Americana. A campanha de Anna levou à oficialização do Dia das Mães nos EUA em 1914, pelo presidente Woodrow Wilson.

O Dia das Mães no Brasil

No Brasil, a primeira celebração do Dia das Mães ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, promovida pela Associação Cristã de Moços. A data foi oficializada nacionalmente em 5 de maio de 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº 21.366, que estabeleceu o segundo domingo de maio como o dia dedicado às mães. A iniciativa também refletia o reconhecimento do papel das mulheres na sociedade, especialmente após a conquista do direito ao voto naquele mesmo ano.

A Comercialização da Data

Com o passar dos anos, o Dia das Mães tornou-se uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal. A data movimenta diversos setores, desde o varejo até o turismo, impulsionando a economia. Entretanto, a idealizadora Anna Jarvis criticou a comercialização excessiva da celebração, defendendo que o verdadeiro espírito do Dia das Mães reside na gratidão e no reconhecimento sincero.

Celebrações ao Redor do Mundo

Embora muitos países, como Brasil, Estados Unidos, Japão e Itália, celebrem o Dia das Mães no segundo domingo de maio, a data varia em outras nações. Em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa, por exemplo, a comemoração ocorre no primeiro domingo de maio. Na Tailândia, o Dia das Mães é celebrado em 12 de agosto, em homenagem ao aniversário da rainha Sirikit. Independentemente da data, o objetivo é universal: homenagear e agradecer às mães por seu amor incondicional.

Uma Homenagem às Mães

Neste Dia das Mães, a Rádio Aratiba destina a mais profunda gratidão a todas as mães, avós, madrinhas e figuras maternas que, com dedicação e carinho, moldam nossas vidas. Que este dia seja repleto de amor, reconhecimento e momentos especiais ao lado daquelas que são o alicerce de nossas famílias.

“Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito. Amor que não se mede, dedicação que não se explica, força que não se compara. Obrigado por ser nosso porto seguro e luz em todos os momentos.”

Feliz Dia das Mães!

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments