Dicas certeiras para arrasar de batom escuro

1905

Os batons escuros estão sempre cercados de mitos: são feitos para serem usados à noite, dão a impressão de que a mulher é mais velha, só ficam bem em peles claras, só combinam com looks mais sérios…

Todas essas afirmações não são verdades absolutas, e já está mais do que na hora de acabar com o preconceito com os batons vinhos, marrons e roxos!

Eles já são tendência de make há tempos e já estão na boca de várias famosas – tanto as gringas, como Lorde, Katy Perry e Rihanna, quanto as brasileiras, como Thaila Ayala, Manu Gavassi e Bruna Marquezine.

O único “porém” dos batons escuros é que eles exigem mais cuidado e atenção na hora de passar, para que o resultado fique perfeito (ou mais próximo disso!). Mas nada de pânico. Separamos dicas e truques para não errar. Confira:

– Antes de aplicar o batom, é legal deixar a boca bem hidratada e sem aquelas peles soltas. Para isso, você vai precisar de um hidratante labial e uma escova de dentes macia. Passe o hidratante nos lábios e use a escova para fazer movimentos circulares dos cantos até o centro, esfoliando bem. Isso ajuda a tirar as células mortas e deixar a pele lisinha.

– Para aumentar a durabilidade do batom, aposte em um primer para lábios.

– Se você não tiver um primer labial, outro truque para o batom durar mais é passar corretivo ou pó compacto na boca antes de passar o batom.

– O lápis labial pode ser um grande aliado dos batons escuros. Você pode usá-lo para fazer todo o contorno dos lábios antes de aplicar o batom em si. Fica muito mais fácil não borrar e acertar direitinho a linha dos lábios.

– Agora sim, hora de passar o batom! Escolha sua cor preferida e, se sentir segurança, aplique direto do bastão. Caso contrário, aplique com um pincel, que vai te dar mais precisão.

– A textura do batom depende apenas do seu gosto. Os batons matte, aqueles que ficam bem opacos e secos, já estão na moda há um bom tempo. Mas, se quiser ousar e investir em um visual diferente da maioria, experimente passar gloss por cima do batom, que vai trazer jovialidade ao look.

– Mas e o “resto” da maquiagem? Uma regrinha geral de make é a do equilíbrio. Se seu batom já é super forte e intenso e chama atenção toda para sua boca, o ideal é fazer olhos mais suaves, sem pesar tanto nas sombras e no delineador. Um rímel nos olhos, um delineador gatinho e um blush são exemplos de ótimos complementos para o batom escuro.

No entanto, é sempre bom lembrar que seu estilo é você quem faz! Se quiser olho tudo e boca tudo também, você pode. É só ter cuidado nas proporções, com a combinação de cores e não ter medo de ser feliz.

E aí, pronta para arrasar com um batom escuro?