Dicas para cuidar dos cabelos com luzes

186

Fazer luzes no cabelo pode ser uma ótima opção para mudar de visual, iluminar o rosto e ficar mais bonita. O tom realça a beleza feminina e chama a atenção… mas manter um cabelo clareado saudável exige trabalho. Os processos químicos usados para fazer as luzes podem deixar os cabelos ressecados e sem brilho. Para que os fios fiquem bonitos e saudáveis é preciso ter alguns cuidados.

Lavagem dos fios
Shampoo: Além do shampoo neutro, desamarelador ou próprio para luzes, vale a pena usar um shampoo tonalizante a cada 15 dias. Isso porque os cabelos descoloridos costumam puxar para o amarelo. Os tonalizantes devem ter um fundo cinza para neutralizar o amarelo. Ou seja a dica é investir em algum produto desamarelador, seja shampoo ou tonalizante.

Condicionador: O condicionador ácido neutraliza o pH mais alcalino do cabelo descolorido, alterado pelo pó descolorante e a água oxigenada. Isso regulariza a textura do cabelo, fechando as cutículas do fio e deixando-o menos poroso. Apenas o condicionador pode ter o pH alterado – mudar o shampoo pode fazer com que ele perca a sua capacidade adstringente de limpeza.

Hidratação
As hidratações devem ser feitas uma vez por semana. Elas podem ser feitas em casa mesmo, usando máscaras e cremes certos para seu tipo de cabelo ou para luzes. A touca térmica também auxilia na hidratação, desde que usada de acordo com as instruções dos produtos de beleza comprados.

Queratina
A queratina tem a função de fortificar os cabelos, repondo os nutrientes do fio. Essa proteína é o ingrediente-chave dos tratamentos que recuperam os cabelos danificados, consertando os estragos provocados principalmente pela ação da química. O processo de descoloração abre a cutícula (a parte externa do fio, em forma de escamas), facilitando a saída de água, proteínas e vitaminas, atingindo a estrutura interna do fio, que fica quebradiço, opaco e com pouca elasticidade.

Para recuperar essa fibra capilar danificada, a queratina é aplicada nas partes fragilizadas do fio. O produto age como se fosse um tipo de massa corrida preenchendo os buracos de uma parede, aumentando sua resistência. Para fazer um tratamento em casa acrescente uma colher se sopa de queratina líquida junto do seu creme de hidratação.

Mas atenção: seu cabelo deve estar ressecado, quebradiço e fragilizado! Se o cabelo estiver saudável, os fios podem ficar ásperos e endurecidos.

Leave-in com filtro solar
Filtro solar para cabelos ajuda a proteger as madeixas do desgaste e da mudança de coloração causada pelo sol. Eles formam uma película em torno do fio, com a função de refletir a luz solar, impedindo que o raio extraia a umidade do cabelo e prejudique a sua haste.

Ampolas
As ampolas de tratamento sempre tem um papel importante no tratamento quando os fios são descoloridos. Elas penetram nos fios danificados, regenerando a forma dos fios e melhorando a resistência. Ainda possuem componentes específicos para nutrir a fibra capilar, proporcionando brilho e maciez.

Chapinha e secador
Chapinha e secador não representam um perigo tão grande para quem descolore os fios. Mas é preciso aplicar um protetor térmico (o chamado termoativo), além de um defrizante. Eles ajudam a garantir um cabelo bonito, diminuindo o frizz e evitando danos por causa do calor excessivo. É preciso também saber usar esses aparelhos: a prancha nunca pode ser passada nos cabelos úmidos, e o secador deve ficar a uma distância de pelo menos 20 centímetros dos fios.