Eleitores têm até 4 de maio para resolver pendências para eleições

1020

Os eleitores gaúchos têm até o dia 4 de maio para fazer a solicitação do primeiro título, atualizar dados cadastrais, ou pedir a transferência do seu local de votação. A Justiça Eleitoral aconselha  a comparecer aos Cartórios Eleitorais com antecedência para evitar filas.

Documentos exigidos pelo Cartório
– carteira de identidade;
– carteira de trabalho;
– certidão de nascimento/casamento ou CNH (não é aceito o passaporte);
– certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo;
– comprovação recente de domicílio eleitoral, de no mínimo três meses (conta de água, luz, telefone, ou escritura de imóvel).

Após o dia 4 de maio e até dez dias antes da eleição, ainda será possível requerer a segunda via do título de eleitor. Para quem tem de 18 a 70 anos, é obrigatório estar com situação eleitoral em dia.

Quarenta e três cidades do estado tiveram recadastramento biométrico para essa próxima eleição. Quem perdeu o prazo, que já se encerrou, deverá procurar os Cartórios Eleitorais respectivos até o dia 4 de maio. Em Porto Alegre o voto ainda não será alterado. Por isso, quem vota na capital gaúcha, não precisa ir até o cartório para fazer o serviço.

Para verificar sua situação eleitoral e local de votação, o eleitor pode acessar o site do TRE-RS (clique aqui). Aqueles que estiverem no exterior podem acessar o site do TRE-DF (clique aqui).