Elas aparecem sem dar nenhuma pista. Vão chegando de mansinho e, quando você repara, já tomaram conta das pernas, do bumbum e, algumas vezes, até da barriga. São as temidas celulites, carrascas cruéis que não poupam praticamente nenhuma mulher.
Sim, é verdade que elas podem surgir por vários motivos, desde uma roupa apertada demais, que atrapalhe a circulação sanguínea, até a incontornável herança genética. Mas também é para lá de sabido que uma dieta desequilibrada pode contribuir até demais! para transformar aqueles mini-furinhos em big crateras.
A nutricionista da Unifesp, Cibele Crispim, explica que não existe um alimento que assina, sozinho, o atestado de culpa, como causador absoluto das celulites. Mas sabemos que, apesar dos mitos que a literatura científica não comprova, há algumas tentações que realmente colaboram para o aparecimento dos buraquinhos. Por isso, Cibele listou as guloseimas que precisam ser monitoradas, caso você queira manter distância da aparência cheia de grumos.
Legião açucarada
O delicioso grupo dos doces compõe o time dos alimentos que aumentam o acúmulo de gordura, origem do mal. Isso porque o açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e acaba sendo armazenado na forma de gordura, uma reserva que, nas mulheres, tende a acontecer sob a pele. Seguindo as orientações da pirâmide alimentar, os doces devem corresponder diariamente a, no máximo, 220 kcal de um menu balanceado.
Aqui, o perigo escorre
As gorduras vêm em seguida no ranking das tentações que favorecem o surgimento das celulites. Muito calóricos, creme de leite, chantilly e frituras são poderosos no quesito esburacamento da pele.
Também, de acordo com a pirâmide, o grupo alimentar formado pelas gorduras e pelos óleos devem somar até duas porções diárias, cada uma com 73 kcal.
Pressão explosiva
Coladinhos às gorduras, estão os alimentos que prejudicam a circulação sanguínea, como café, refrigerante e água com gás. De acordo com a nutricionista da Unifesp, eles favorecem o inchaço, fazendo com que a irrigação dos tecidos seja prejudicada.
Limite-se a duas xícaras de café por dia, por exemplo, para ficar com tudo em cima. Já as bebidas gaseificadas não devem ultrapassar os 200 ml.
Pitadinhas nada inofensivas
São eles: os alimentos ricos em sódio. Isso mesmo, sal de cozinha, caldos prontos, molho shoyo e leite também devem ser controlados no cardápio das mulheres que querem driblar as celulites. O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator predisponente para a celulite, alerta Cibele. O ideal é não consumir mais 1,5 grama de sódio por dia, o que equivale a 3,8 gramas de sal.