18.2 C
Aratiba
quinta-feira, 21/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAgriculturaEm entrevista para a Rádio Aratiba, engenheiro agrônomo Luiz Ângelo Poletto fala...

Em entrevista para a Rádio Aratiba, engenheiro agrônomo Luiz Ângelo Poletto fala sobre a fruticultura regional

Em entrevista a Rádio Aratiba na manhã desta quinta-feira (17), o engenheiro agrônomo da Emater/Ascar-RS e ex-prefeito de Aratiba, Luiz Ângelo Poletto, falou sobre evento da área da fruticultura, o Seminário Fruticultura no Alto Uruguai – Diversificação e Geração de Renda, desta nesta quinta-feira, junto ao Salão Nobre do Pólo de Cultura na Frinape em Erechim. A entrevista, conduzida por Marciano Rorig, também abordou assuntos relacionados ao cenário atual da agronomia na região.

 

Luiz Ângelo Poletto destacou sobre a atuação da Emater e sua inserção no setor agrícola, agroindustrial e social, trabalhando estes eixos para desenvolver a cadeia do agronegócio de toda a região. Presente na Frinape, a Emater está realizando algumas atividades, nesta quinta o evento sobre a fruticultura e na sexta-feira sobre turismo rural regional.

Fazendo parte da comissão responsável pelo desenvolvimento da fruticultura, Poletto tem atuado em mostrar o setor como alternativa para pequenos produtores, bem como, pequenos municípios. E no evento de hoje, além das informações técnicas, os participantes puderam ouvir produtores da região, exemplos de sucesso, que repassaram suas experiências. O evento teve como objetivo mostrar não apenas para o Estado, mas principalmente para o produtor ou interessados, a importância desta cadeia produtiva.

A fruticultura envolve várias culturas, e o maior crescimento nos últimos períodos foi na cultura de citrus, especificamente a laranja, seguido de morango e nogueira pecan. Baixas na produção foram registradas nas culturas de uva e do caqui. Também, segundo Poletto, alguns produtores da região estão optando por culturas alternativas, como pitaya, abacate, abacaxi e banana, porém em escalas menores. O abacaxi, devido ao microclima, teria potencial para produzir, porém a cultura não foi levada a diante devido a intempéries.

A expectativa, devido as favoráveis condições do microclima, é o crescimento da produção de abacate. Conforme o agrônomo, já se observa pequenas produções em Aratiba, Itatiba do Sul, Benjamin Constant do Sul, dentre outros, que são casos isolados onde a região não é afetada pela geada, garantindo a produção e posterior comercialização.

Sobre o futuro da fruticultura na região do Alto Uruguai, Poletto destacou que é a expectativa é muito positiva, apesar da falta de mão de obra, tem-se em mente um ótimo crescimento do setor. A tendência é reduzir o número de produtores, aumentar a área produtiva e inserir a tecnologia para auxiliar. A falta de mão de obra é significativa em todas as culturas, e a tendência é que esta falta, aos poucos, seja suprida pela tecnologia através de maquinários agrícolas.

Na oportunidade, Luiz Ângelo Poletto convidou também para o 3° Encontro Regional de Turismo Rural que será realizado na sexta-feira (18) pela parte da manhã. O evento terá como tema “Turismo Rural como estratégia de desenvolvimento”. A organização também é por conta da Emater/Ascar-RS.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments