Em nome do Bispo, Pe. Balestrin oficializa novo Pároco de Dourado

2421

Transferido de Capo-Erê, o Pe. Jorge Elias Dallagnol foi oficializado Pároco da Paróquia São Pedro de Dourado, Aratiba, na noite desta quinta-feira (30), véspera do Dia do Trabalhador, pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Dirceu Balestrin, representando o Bispo, em missa concelebrada por outros 9 padres, com a presença de 5 diáconos permanentes. A presença deles se deve ao fato de o Pe. Jorge ser o seu assistente diocesano. Expressivo número de pessoas participou da celebração, provenientes da sede paroquial e das outras 10 comunidades da paróquia, bem como de Capo-Erê, de Aratiba e de outros lugares.

Ao falar aos fiéis, Pe. Balestrin iniciou agradecendo ao Pe. Rudinei Lolatto, Pároco de Aratiba, por seu trabalho em Dourado desde abril do ano passado, como Administrador Paroquial. Agradeceu igualmente ao Pe. Antonio Scheffel, o Pároco anterior. Depois, a partir do evangelho com recomendações de Cristo aos discípulos após ter lhes lavado os pés, em atitude de humildade e de serviço, ressaltou que a missão do padre é justamente a de servir. Pe. Jorge foi escolhido e enviado por Cristo em missão em Dourado. Mencionando o evangelho de domingo passado, com a passagem de Cristo bom pastor e a do próximo com a da videira e os ramos, referiu-se à dimensão comunitária da fé e à necessidade da profunda comunhão com Cristo. Destacou também o trabalho conjunto que deve haver entre paroquianos e pároco. O Pároco é o animador da comunidade, mas é indispensável o envolvimento de todos para que seja sempre mais orante, solidária e missionária. Recordou também a insistência do Papa Francisco para que a Igreja esteja sempre em saída, atenta às necessidades das pessoas sofridas.

Após a homilia, Pe. Balestrin convidou Pe. Jorge a renovar os compromissos da ordenação presbiteral e lhe entregou a Bíblia, a estola e a chave do sacrário, sinais que lembram as principais dimensões da missão do Pároco.

No final da celebração, Cleucimar Bender, em nome da comunidade, saudou o novo pároco, assegurando-lhe colaboração de todos e desejando-lhe fecunda missão. Agradeceu ao Bispo por enviá-lo à Paróquia. Ivanor Klein, por sua vez, agradeceu ao Pe. Rudinei por seu trabalho na comunidade ao longo de um ano, desdobrando-se no atendimento a duas Paróquias. Destacou seu carisma espiritual, seu jeito simples e atencioso para com todos. Além das atividades pastorais, mencionou também outras realizações, entre elas a pintura da igreja.

Pe. Rudinei fez sua despedida, agradecendo primeiramente à Paróquia de Aratiba e à Rádio Aratiba, da qual é diretor, pela compreensão e apoio na atividade em Dourado. Agradeceu às lideranças, ao conselho econômico, ao Pe. Antonio Scheffel e à secretária paroquial. Desejou bom trabalho ao Pe. Jorge, colocando-se à sua disposição no que precisar e puder ajudar.

Pe. Jorge dirigindo-se pela primeira vez aos novos paroquianos, agradeceu a acolhida, aos que organizaram a celebração, aos familiares presentes, à caravana de Capo-Erê. Agradeceu também ao Bispo por ter lhe confiado a Paróquia. Manifestou sua disposição de dar o melhor de si para atender a comunidade e realizar a missão fundamental de evangelizar.

Concluída a celebração, no salão paroquial, houve jantar de confraternização, preparado pelo Conselho Econômico e colaboradores.