Encontrado corpo de jovem que desapareceu após barco virar no noroeste do RS

305

Depois de três dias de buscas, foi localizado o corpo do jovem que desapareceu no Rio Uruguai após o barco em que estava virar, na travessia de Itapiranga, em Santa Catarina, para Barra do Guarita, no noroeste do Estado. O corpo de Andrei Franchini, 19 anos, foi avistado por moradores boiando no rio por volta das 8h15 deste sábado (9). Os próprios moradores retiraram o corpo da água e comunicaram os bombeiros por volta de 9h.

As buscas eram feitas desde a noite de quarta-feira (6), quando o acidente aconteceu. O corpo foi localizado a cerca de 600 metros de onde estava o barco, encontrado na tarde de sexta-feira (8) — as comportas da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, em Santa Catarina, haviam sido fechadas, facilitando os trabalhos.

Equipes de Porto Alegre da Marinha e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina participavam da operação de buscas. Uma aeronave da Polícia Civil de Chapecó também sobrevoava a região.

Quando a embarcação naufragou, 14 pessoas estavam a bordo. As outras 13 foram, na maioria, salvas por outros barcos que passavam pelo local. Segundo os bombeiros, havia diversas embarcações no horário do acidente porque eram transportados alunos de uma universidade em Santa Catarina.

— Eram bem horário de saída da aula. Vários barcos fazem a travessia diariamente. Como este era um barco pequeno, entrou água na parte da frente, e quem estava dentro acabou indo para trás. Com o peso, entrou mais água e o barco virou — relata o comandante da operação de busca, capitão Diogo Battaglin, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

O encontro do corpo foi comunicado à Polícia Civil, que fará o encaminhamento devido. Os familiares já foram informados.

A Marinha divulgou nota comunicando que a Capitania Fluvial de Porto Alegre abrirá um procedimento administrativo para apurar as causas do acidente. “A Marinha do Brasil lamenta o falecimento do jovem e se solidariza com os familiares da vítima”, diz o texto.