Escola do Chimarrão incentiva cultura da bebida em Severiano de Almeida

2319

A parceria entre a Prefeitura de Severiano de Almeida, Emater e Ibramate no desenvolvimento da Escola do Chimarrão está rendendo frutos. Com o apoio da Escola Estadual que cedeu o espaço, e o incentivo da Secretaria Municipal de Educação, a Escola do Chimarrão está acontecendo nesta terça-feira (18) com o intuito de promover e difundir a tradição do “matear” do chimarrão na roda de amigos no Município.

De acordo com a Prefeitura, sendo a bebida Símbolo do Rio Grande do Sul, busca-se com isto promover a difusão do conhecimento para as crianças e adolescentes, enfatizando a cultura, o modo de preparo e o hábito saudável de matear, além dos benefícios que a bebida proporciona à saúde dos que cultuam o hábito.

Na solenidade de apresentação da programação, com a presença de alunos das escolas municipais e estadual, Pedro, fundador e organizador da Escola do Chimarrão ressaltou que a erva-mate é a árvore da vida, a dádiva do chimarrão, cujo hábito foi ensinado pelos índios, sendo ela uma planta completa, com 193 propriedades medicinais ativas, e que se desenvolve somente no Sul do Brasil, parte da Argentina e Paraguai.

Já Roberto Marcos Ferron, diretor executivo do Instituto Ibramate destacou que os atores principais desta festa são as crianças e adolescentes que irão no dia de hoje aprender a preparar um bom mate.

O Prefeito de Severiano de Almeida, Ademar José Basso, encerrou a solenidade dizendo que tudo que é oferecido às crianças e adolescentes não é despesa e sim investimento, mesmo em épocas de dificuldades. Ele ressaltou que como colaborador da cadeia produtiva da erva-mate, com o cultivo da planta, cabe ao Município a alma empreendedora da industrialização da mesma, para que haja todo o ciclo de produção local, que poderá ser viabilizado inclusive pelos espectadores do evento.