Falece Pe. Elli Benincá natural de Severiano de Almeida

567

Pelas 19h45 desta sexta-feira, 07, em Passo Fundo, faleceu Pe. Elli Benincá, daquela Arquidiocese, mas natural de Severiano de Almeida. Ele estava no CTI do Hospital São Vicente de Paulo, naquela cidade. Passou os dois últimos meses em intenso tratamento de saúde. Há mais tempo vinha recebendo cuidado especial, residindo na casa de uma irmã.

O corpo do Pe. Elli está sendo velado  na igreja Nossa Senhora da Conceição, também de Passo Fundo. Às 10h30, haverá a Missa de corpo presente. Após a missa, o corpo será levado para Severiano de Almeida, onde também haverá missa de corpo presente, às 16h, seguindo-se o sepultamento.

Dados biográficos
Pe. Elli nasceu em Severiano de Almeida no dia 20 de julho de 1936 e sempre viveu e exerceu o ministério sacerdotal em Passo Fundo. Mas, em 1958, depois de concluir o então curso ginasial e colegial no Seminário de Fátima, ficou no mesmo como professor. Diversas vezes esteve em nossa Diocese assessorando encontros e cursos. Foi professor por muitos anos no ITEPA, que ele ajudou a fundar e a dirigir.

Pe. Elli é o terceiro dos onze filhos de Amadeu Benincá e de Leonice Maria Bonafin Benincá. Um de seus irmãos Ildo, é Ecônomo da Diocese de Erexim há muitos anos, com inúmeros serviços de contabilidade e assessoria administrativa ao Seminário e às paróquias em nossa Diocese e a Congregações e Dioceses do Brasil.

Depois de seu ano de serviço no Seminário de Fátima, em 1959, Pe. Elli iniciou o curso de filosofia, seguido do de teologia, no Seminário Maior N. Sra. Imaculada Conceição de Viamão, até 1965. Foi ordenado presbítero no dia 03 de julho de 1965, em Severiano de Almeida, por Dom Cláudio Colling, então bispo de Passo Fundo, diocese a que pertencia a nossa região até 1971.

Na época, os quartanistas de teologia eram ordenados presbíteros na metade do ano e concluíam o curso no segundo semestre do ano.

Já como padre, obteve especialização em Martin Heidegger – Reconstrução da Metafísica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1970), especialização em Filosofia da Linguagem pela Universidade de Passo Fundo (1970), especialização em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas (1974), especialização em Estágio para Professor de Nível Superior pelo Center For International Education (1975), especialização em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1977), especialização em Docentes em Serviço e Filosofia da Educação pela Universidade de Passo Fundo (1983), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1993), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002).

Em 1965, iniciou seu ministério presbiteral em Passo Fundo, ajudando o Pe. Alcides Guareschi na Faculdade de Filosofia, hoje Universidade de Passo Fundo. Nela, foi professor e pesquisador durante 40 anos, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e da Faculdade de Educação, de 1974 a 1985.

De 1966 até 1982, foi também vigário paroquial da Catedral N. Sra. Aparecida. De 1983 até 2014, vigário paroquial da Paróquia N. Sra. da Conceição e formador dos seminaristas da teologia da Diocese de Passo Fundo.

Em 1982 e 1983, foi coordenador diocesano de pastoral da mesma Diocese. Integrou o grupo de fundadores do Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA) e foi seu primeiro Diretor e professor por muitos anos.

Foi batalhador e incentivador da formação de lideranças leigas, agentes de pastoral, professores de ensino religioso e da formação permanente para todos. Para ele, satisfação profunda era sentir-se presente no mundo dos outros e sentir a presença dos outros na própria vida.

Livros de sua autoria ou organização: Introdução à filosofia; Educação, práxis e ressignificação pedagógica; Religião, Saúde e o Popular; Formação de Professores – organizador com Flávia Caimi; A Igreja Católica na construção da cidadania passofundense – organizador. Foi também autor de muitos textos sobre Educação, Ensino Religioso, Cultura e Religiosidade popular publicados em revistas.

A Revista Espaço Pedagógico de Passo Fundo, v. 19, n. 2, julho/dezembro de 2012, na apresentação a uma entrevista com ele, afirma: “Por meio de um diálogo que vem sendo estabelecido há anos, reunimos elementos que permitem reconstruir a trajetória pessoal e intelectual desse personagem, que deixou suas marcas como educador e pensador, especialmente na Faculdade de Educação e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo. Não há como negar a influência que ele exerceu sobre inúmeros profissionais da educação de Passo Fundo e região ao longo de mais de quatro décadas. Praticamente iniciou seu trabalho junto à Faculdade de Educação desde sua criação e nos ajuda, através da reconstrução dessa trajetória, a compreender avanços conquistados, bem como os conflitos e resistências enfrentados.”

No dia 06 de junho de 2014, em sessão solene pelos 45 anos da Universidade de Passo Fundo, Pe. Elli recebeu homenagem “Destaque Especial – Categoria ex-professor”, sendo aplaudido de pé, demoradamente, pelos presentes.