Falece professor e ex-pároco em Gaurama

448

Pelo meio-dia desta segunda-feira (14), solenidade de São João Batista, no Hospital de Caridade, em Erechim, faleceu o professor Aquiles Jacob Klein, que exercera o ministério presbiteral, atuando como vigário paroquial na Catedral São José e como pároco em Gaurama.

Aquiles estava hospitalizado desde o dia 19 deste mês em consequência de um infarto.

Seu corpo está sendo velado na capela mortuária Vida Nova, junto à capela Divino Espírito Santo, no bairro do mesmo nome. Será sepultado no Cemitério Parque dos Ervais, após missa de corpo presente na capela Divino Espírito Santo, nesta terça-feira (25), às 15h.

Aquiles nasceu no dia primeiro de março de 1940, em Três Arroios, onde fez as primeiras séries do antigo curso primário. Continuou seus estudos cursando o antigo ginásio e colegial no Seminário de Fátima, onde foi um dos 42 alunos da primeira turma do novo centro de formação de futuros padres em 1953. Cursou filosofia e teologia no Seminário N. Sra. Imaculada Conceição de Viamão, RS.

Foi ordenado presbítero no dia 03 de julho de 1965. Até fevereiro de 1972, foi vigário paroquial da Paróquia São José, atual Catedral Diocesana. Integrou equipe de preparação e instalação da Diocese de Erexim, que ocorreu em primeiro de agosto de 1971. Do final de fevereiro de 1972 até dezembro de 1973, foi pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga de Gaurama, que neste ano comemora o centenário de sua criação.

Deixando o ministério, casou com Nair Borsói, com quem teve os filhos Tiago, engenheiro mecânico que está em Berlin, Alemanha, e Fábio, formado em engenharia de alimentos, em Porto Alegre.

Foi professor no Colégio Mantovani por diversos anos, do Colégio Barão do Rio Branco, por 10 anos. Também lecionou Filosofia, História e Psicologia na URI por 23 anos.

Por mais de 10 anos, atuou no projeto integrar, ministrando aulas em cursos profissionalizantes para adultos desempregados.
É lembrado como pessoa culta e simples, disponível e atencioso, receptivo e profundamente agradecido aos que lhe davam atenção ou lhe dispensavam cuidados nas limitações da idade.