Falta pique para o esporte?

106

Nem todo mundo é sedentário porque quer. “Em muitos casos, a falta de disposição acontece por causa da rotina profissional puxada, que não raramente interfere na vida pessoal, fazendo a pessoa deixar suas necessidades, vontades e prazeres em segundo plano. Diante dessa correria toda, até a boa alimentação sai prejudicada, o que fatalmente leva ao cansaço”, diz o personal trainer Xande Negão, professor de educação física na academia Smart Fit, no Rio de Janeiro.

Outro fator que costuma desmotivar a prática esportiva é o valor da mensalidade da academia e o horário de funcionamento. “Isso não precisa ser um empecilho, afinal dá para malhar qualquer hora em qualquer lugar, como na rua de casa, na praça, no parque ou indo a pé para o escritório ou à padaria, deixando carro numa vaga mais distante no estacionamento e trocando o elevador pela escada”, lista Xande.

Para virar o jogo a seu favor, o personal trainer recomenda melhorar a nutrição, ingerindo mais frutas, legumes e verduras e menos frituras e doces; e transformar a ginástica em hábito, assim como escovar os dentes – quem é que, mesmo atrasada, consegue ficar sem fazer a higiene bucal? Pois é assim que o fitness deve entrar na sua vida.

Na prática, dá para fazer isso treinando sempre no mesmo horário, melhor ainda se for pela manhã e antes do trabalho, quando a disposição é maior; e escolhendo uma modalidade que você faça sem sacrifício. Assim, se está com sobrepeso ou não malha há muito tempo, evite correr para não cansar rápido demais, passe longe da corda se detesta pular ou tem dor nas costas.

“Para se sentir estimulada a não parar nem desistir, também é importante aumentar gradualmente a duração da ginástica, pouco a pouco mesmo, e fazer aquecimento de 10 a 15 minutos”, avisa o especialista.

Se precisar de mais estímulo para sair da inércia, lembre-se que mexer o corpo aumenta a produção de endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, e que em pouco tempo há uma melhora no condicionamento físico, deixando você mais resistente e preparada para enfrentar um dia puxado no trabalho!