Festa de Reis é resgatada em Aratiba

372

Os Reis Magos fazem parte das tradições de Natal, nomeadamente pelas suas figuras, que são colocadas junto ao Presépio. Celebram o nascimento de Jesus, através da sua visita e da oferta de presentes, criando-se a tradição de trocar prendas nesta época festiva. A Celebração acontece sempre no dia 06 de janeiro.

Embora, essa festividade tenha sido tradição há alguns anos atrás, na noite do último sábado (6), um grupo de pessoas da comunidade do Rio Azul, interior do Município de Aratiba, realizou a tradicional visita dos três Reis Magos às residências daquela região.

As visitas tiveram início às 19h30, foram visitadas aproximadamente 15 famílias da referida comunidade e em cada uma delas houve orações e bênção, atividades que buscaram remontar a visita e a oferta de presentes dos Três Reis Magos a Jesus, quando de seu nascimento.

Para a responsável pelo Departamento da Cultura de Aratiba, Mengéle Dalponte, essa celebração é de extrema importância devido a possibilidade de se resgatar as antigas tradições e costumes e demonstra-las principalmente para as crianças e adolescentes que até então nunca o tinham vivenciado, se não por relatos de forma oral. Além de ser uma forma de manter viva a visita e a convivência entre as famílias, sendo um elo e fortalecimento das comunidades.

Ao findar as visitas, houve um pequeno encontro de oração na Capela da Comunidade do Rio Azul.

Que esta tradição milenar seja preservada e as boas novas e felicitações de paz, saúde, alegrias e prosperidade se espalhem para todos. Agradecem à todos os envolvidos e as pessoas que fizeram suas doações de forma espontânea.

O valor arrecadado será destinado ao Grupo AMA, Grupo de apoio as pessoas portadoras de câncer do Município.