Fiéis celebram sua fé a Nossa Senhora dos Navegantes em Aratiba

488

Vários fiéis e devotos de Nossa Senhora dos Navegantes visitaram a comunidade denominada Linha Navegantes, localizada no interior do Município de Aratiba, neste domingo (4), quando da realização da tradicional festa em honra à padroeira.

As atividades tiveram inicio pela manhã, quando da realização da procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes pelas águas do lago da Usina Hidrelétrica Itá até a margem, de onde foi conduzida pelos fiéis até a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, onde houve celebração comemorativa, presidida pelo Pe. Dirceu Balestrin, ministros e equipe litúrgica.

Anualmente, inúmeros fiéis se reúnem na referida comunidade para orar, agradecer, pedir graças e bênçãos à Nossa Senhora dos Navegantes.

Após a celebração, houve confraternização entre os presentes.

Breve histórico de Nossa Senhora dos Navegantes
Nossa Senhora é um título dado a Mãe de Jesus, Maria.

A fé e a designação à Nossa Senhora dos Navegantes teve início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A fé em Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil através dos navegadores portugueses e espanhóis. Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana, Nossa Senhora dos Navegantes foi declarada padroeira.

A festa e a procissão são realizadas em fevereiro e reúnem centenas de devotos.