O governo do RS recebeu, até a manhã deste domingo (13), oito pedidos de reconsideração em relação ao mapa da 19ª rodada do distanciamento controlado. Todas as solicitações são de municípios e de associações regionais classificadas com bandeira vermelha que pedem a permanência em bandeira laranja.
O levantamento preliminar aponta sete regiões com alto risco epidemiológico em relação ao coronavírus e 14 com risco médio. O mapa definitivo será divulgado nesta segunda-feira (14) e passa a valer entre 15 e 21 de setembro.
O número de pedidos diminuiu desde que o sistema de cogestão foi implementado, há um mês, no qual as regiões podem adotar protocolos próprios, mais brandos, desde que não ultrapassem a classificação mínima da bandeira anterior. No caso, as regiões em vermelho que aderiram ao sistema podem adotar medidas de bandeira laranja, se tiverem o plano aprovado.
Em 28 de junho, o governo chegou a receber 67 recursos em um fim de semana. Nos últimos quatro fins de semana, no entanto, não passou de 10 pedidos.
Até este domingo, 17 regiões haviam aderido ao modelo. Apenas Santa Maria, Guaíba, Uruguaiana e Bagé não têm seus planos regionais.
Bandeira Vermelha
Porto Alegre
Erechim
Palmeira das Missões
Caxias do Sul
Passo Fundo
Guaíba
Santa Maria
Bandeira Laranja
Bagé
Cachoeira do Sul
Ijuí
Uruguaiana
Santa Rosa
Canoas
Novo Hamburgo
Capão da Canoa
Pelotas
Santa Cruz do Sul
Lajeado
Cruz Alta
Taquara
Santo Ângelo