Histórias cruzadas: Itá 62 anos

670
DCIM100MEDIADJI_0188.JPG

Fundada em 13 de dezembro de 1956, o município de Itá teve sua história marcada e reescrita após a construção da Usina Hidrelétrica Itá. Em meados de 1986 o município teve seu núcleo urbano relocado por completo. Por ser o único município lindeiro que precisou transferir sua sede urbana, por total, a Usina recebeu o nome de UHE Itá. Após a formação do reservatório, “nasceu” a nova Itá, uma cidade planejada, com novas construções, mas que manteve os traços arquitetônicos e culturais dos primeiros colonizadores. O Consórcio Itá também faz parte dessa história. Há 20 anos colabora com o desenvolvimento da cidade, que é marcado por inúmeros avanços e conquistas.

No auge da construção da Usina, na década de 90, o município chegou a ter cerca de 8 mil habitantes, entre população flutuante e nativos. Neste período a economia era baseada no setor de serviços e na agricultura. Hoje, duas décadas depois, a cidade aumentou e a população urbana também. Atualmente, Itá é referência no agronegócio, em turismo, lazer e hotelaria, atividades que ocupam atualmente posição destaque no desenvolvimento econômico local.

Itá é um município com alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). De acordo com o último ranking, passou dos 0,480, em 1991, para 0,771, em 2010 – índices que variam de 0 até 1 nos quesitos renda, longevidade e educação, período esse marcado pelo início da operação da UHE Itá. Entre esses quesitos se destaca a longevidade da população, que em 30 anos viu a expectativa de vida passar dos 69 para 77 anos, média superior aos índices catarinense (75 anos) e brasileiro (74 anos).

E é para contribuir com o bem-estar da população e o desenvolvimento do município que a Administração Pública e o Consórcio Itá trabalham juntos. Através da Compensação Financeira por Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) pela área alagada do município a UHE Itá já repassou, desde o início de sua operação, há 18 anos, um valor histórico de R$ 19 milhões ao município. Além do repasse, o Consórcio Itá está inserido na comunidade e vem participado efetivamente das atividades, não somente daquelas concretas como Doações e Permissões de Uso de áreas próximo ao reservatório, mas também através de projetos sociais, culturais e educacionais.

O gerente do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, destaca também a participação efetiva de suas consorciadas: ENGIE Brasil Energia e Itá Energética – ITASA através de projetos de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet, Fundo do Idoso, Fundo da Infância e Adolescência. “ Vivemos Itá! Participamos em vários Conselhos Municipais e Associações. Tudo isso, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento sustentável da sociedade. Quando vemos que o município, que agora comemora seu 62º aniversário, tem se desenvolvido fortemente nos últimos anos, nos dá muita satisfação e entusiasmo para continuar participando desse desenvolvimento”, afirma.